Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DOS COMPONENTES CURRICULARES DE INFORMÁTICA BÁSICA CONTIDOS NA EMENTA DOS CURSOS TÉCNICOS DO IFBA CAMPUS JACOBINA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97952
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4395
    "inscrito_id" => 15153
    "titulo" => "ANÁLISE DOS COMPONENTES CURRICULARES DE INFORMÁTICA BÁSICA CONTIDOS NA EMENTA DOS CURSOS TÉCNICOS DO IFBA CAMPUS JACOBINA"
    "resumo" => "A experiência com tecnologias está se mostrando cada vez mais significativa, e o uso de dispositivos tecnológicos tornou-se uma necessidade cotidiana. Esse avanço tecnológico trouxe grandes mudanças para a sociedade nas últimas décadas, o que implica a necessidade de adaptação de diversos meios. A educação no que lhe concerne não pode ficar para trás e também deve se adequar a essa realidade. Diversas são as discussões em torno de reformulação dos currículos do ensino médio, entre elas a implementação de uma Base Nacional Comum Curricular para a Computação, também chamada de BNCC Computação, que diz respeito ao desenvolvimento de habilidades voltadas ao pensamento computacional, linguagens próprias da computação, além da construção de soluções, tomada de decisões, raciocínio lógico, entre outros. Neste sentido, este artigo busca identificar em que medida os componentes curriculares de informática básica, contidos nos planos dos cursos técnicos integrados do IFBA campus Jacobina dialogam com as diretrizes da BNCC Computação a ser implementada no ensino médio. O estudo se baseia na análise das legislações vigentes, planos de ensino, planos dos cursos técnicos e as suas ementas, assim como as discussões e referências bibliográficas em torno da temática e buscou identificar aderências e lacunas das ementas e propostas de ensino atualmente das disciplinas de informática básica do campus Jacobina. Os principais resultados apontam para uma baixa aderência quanto às ementas, tendo em vista que estas se apresentam com conteúdos programáticos muito específicos, sem dialogar com questões transversais, socioculturais e nem histórico-críticas, enquanto a abordagem trazida nos planos de curso pelos docentes aproxima-se mais da perspectiva da BNCC Computação, o que revela a necessidade de ajustes em tais ementas. Como pesquisas futuras, sugere-se um aprofundamento nos aspectos relacionados à transição curricular com vistas a garantir um processo formativo de estudantes em fases avançadas da educação básica."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID15153_TB4395_20112023203345.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA BEATRIZ DA LUZ MIRANDA"
    "autor_nome_curto" => "AnnaBia"
    "autor_email" => "luz.bia1607@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97952
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4395
    "inscrito_id" => 15153
    "titulo" => "ANÁLISE DOS COMPONENTES CURRICULARES DE INFORMÁTICA BÁSICA CONTIDOS NA EMENTA DOS CURSOS TÉCNICOS DO IFBA CAMPUS JACOBINA"
    "resumo" => "A experiência com tecnologias está se mostrando cada vez mais significativa, e o uso de dispositivos tecnológicos tornou-se uma necessidade cotidiana. Esse avanço tecnológico trouxe grandes mudanças para a sociedade nas últimas décadas, o que implica a necessidade de adaptação de diversos meios. A educação no que lhe concerne não pode ficar para trás e também deve se adequar a essa realidade. Diversas são as discussões em torno de reformulação dos currículos do ensino médio, entre elas a implementação de uma Base Nacional Comum Curricular para a Computação, também chamada de BNCC Computação, que diz respeito ao desenvolvimento de habilidades voltadas ao pensamento computacional, linguagens próprias da computação, além da construção de soluções, tomada de decisões, raciocínio lógico, entre outros. Neste sentido, este artigo busca identificar em que medida os componentes curriculares de informática básica, contidos nos planos dos cursos técnicos integrados do IFBA campus Jacobina dialogam com as diretrizes da BNCC Computação a ser implementada no ensino médio. O estudo se baseia na análise das legislações vigentes, planos de ensino, planos dos cursos técnicos e as suas ementas, assim como as discussões e referências bibliográficas em torno da temática e buscou identificar aderências e lacunas das ementas e propostas de ensino atualmente das disciplinas de informática básica do campus Jacobina. Os principais resultados apontam para uma baixa aderência quanto às ementas, tendo em vista que estas se apresentam com conteúdos programáticos muito específicos, sem dialogar com questões transversais, socioculturais e nem histórico-críticas, enquanto a abordagem trazida nos planos de curso pelos docentes aproxima-se mais da perspectiva da BNCC Computação, o que revela a necessidade de ajustes em tais ementas. Como pesquisas futuras, sugere-se um aprofundamento nos aspectos relacionados à transição curricular com vistas a garantir um processo formativo de estudantes em fases avançadas da educação básica."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID15153_TB4395_20112023203345.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA BEATRIZ DA LUZ MIRANDA"
    "autor_nome_curto" => "AnnaBia"
    "autor_email" => "luz.bia1607@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A experiência com tecnologias está se mostrando cada vez mais significativa, e o uso de dispositivos tecnológicos tornou-se uma necessidade cotidiana. Esse avanço tecnológico trouxe grandes mudanças para a sociedade nas últimas décadas, o que implica a necessidade de adaptação de diversos meios. A educação no que lhe concerne não pode ficar para trás e também deve se adequar a essa realidade. Diversas são as discussões em torno de reformulação dos currículos do ensino médio, entre elas a implementação de uma Base Nacional Comum Curricular para a Computação, também chamada de BNCC Computação, que diz respeito ao desenvolvimento de habilidades voltadas ao pensamento computacional, linguagens próprias da computação, além da construção de soluções, tomada de decisões, raciocínio lógico, entre outros. Neste sentido, este artigo busca identificar em que medida os componentes curriculares de informática básica, contidos nos planos dos cursos técnicos integrados do IFBA campus Jacobina dialogam com as diretrizes da BNCC Computação a ser implementada no ensino médio. O estudo se baseia na análise das legislações vigentes, planos de ensino, planos dos cursos técnicos e as suas ementas, assim como as discussões e referências bibliográficas em torno da temática e buscou identificar aderências e lacunas das ementas e propostas de ensino atualmente das disciplinas de informática básica do campus Jacobina. Os principais resultados apontam para uma baixa aderência quanto às ementas, tendo em vista que estas se apresentam com conteúdos programáticos muito específicos, sem dialogar com questões transversais, socioculturais e nem histórico-críticas, enquanto a abordagem trazida nos planos de curso pelos docentes aproxima-se mais da perspectiva da BNCC Computação, o que revela a necessidade de ajustes em tais ementas. Como pesquisas futuras, sugere-se um aprofundamento nos aspectos relacionados à transição curricular com vistas a garantir um processo formativo de estudantes em fases avançadas da educação básica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.