VIEIRA, Esther Isabella Da Trindade et al.. Por uma educação para morte em tempos de luto. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/100988>. Acesso em: 23/12/2024 03:43
Este artigo pretende realizar um estudo sobre a desmistificação da morte como tabu no ambiente educacional, para isso foi feito um projeto intitulado Tanatos: O corpo é a obra com alunas do Centro Educacional La Salle- Manaus/AM em 2021, ainda no período da quarentena no Brasil. A nossa metodologia aborda uma pesquisa qualitativa. Essa pesquisa é fruto da dissertação Corpo, Pandemia e Morte: Ontologias em Quarentena (2022) em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e a Universidade Federal do Amazonas (UFAM). A coleta de dados foi concebida pela técnica da entrevista profunda e semiestruturada, observação participante e gravação das reuniões. No final do projeto, a última oficina permitiu verificar que as alunas demonstraram profunda sensibilidade ao representar suas percepções sobre a morte, e como cada uma carrega consigo influências de suas histórias de vida na interpretação do ciclo da vida. Nós nos debruçamos a esmiuçar os elementos das artes apresentadas pelas alunas e o resultado é esse artigo feito com tanta ternura. É necessário uma epistemologia e uma ontologia que se interessem pelo cuidado, ainda vivemos os reflexos da pandemia e de nós educadores é preciso emanar afeto por nossos educandos para entender seus traumas e ajudar a desconstruir os tabus que os atormentam.