EXPLORANDO O PENSAMENTO COMPUTACIONAL ATRAVÉS DE ATIVIDADES DESPLUGADAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100692 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8103 "inscrito_id" => 15603 "titulo" => "EXPLORANDO O PENSAMENTO COMPUTACIONAL ATRAVÉS DE ATIVIDADES DESPLUGADAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Nos últimos anos, diversos países têm buscado atualizar seus currículos escolares para incorporar o desenvolvimento de habilidades do Pensamento Computacional na Educação Básica. No Brasil, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) enfatiza o Pensamento Computacional como uma competência a ser trabalhada desde o Ensino Fundamental, especialmente na área da Matemática, por meio de processos matemáticos para a resolução de problemas. Nesse contexto, alguns estudos brasileiros investigam a associação entre as habilidades do Pensamento Computacional e as capacidades fundamentais da Matemática, proporcionando aos alunos a construção do conhecimento por meio de um processo investigativo crítico e criativo. Dentre as várias abordagens e ferramentas possíveis para trabalhar o Pensamento Computacional em sala de aula, destacamos a Computação Desplugada como uma abordagem que permite abordar e estimular os conceitos da computação e explorar conteúdos matemáticos sem a necessidade de utilizar nenhum dispositivo digital. O presente trabalho apresenta um relato de experiência de uma oficina introdutória de atividades desplugadas para o ensino de habilidades do Pensamento Computacional e de conceitos da Matemática. O público-alvo foi composto por licenciandos de Matemática. As percepções dos participantes acerca do Pensamento Computacional e das contribuições da oficina de formação para implementação de atividades desplugadas foram analisadas. A pesquisa seguiu uma abordagem quali-quantitativa, baseada na aplicação de um questionário envolvendo questões abertas e fechadas. Os resultados mostram que os participantes desconheciam a possibilidade de trabalhar conceitos da computação sem o uso de dispositivos digitais e que uma oficina dessa natureza pode contribuir significativamente para formação docente para o desenvolvimento de habilidades do Pensamento Computacional através de atividades desplugadas articuladas com o ensino de Matemática. Esses resultados ressaltam a importância de cursos de formação que apresentem abordagens inovadoras integrando o Pensamento Computacional e a Matemática de acordo com as recomendações da BNCC." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID15603_TB8103_20112023135015.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VINÍCIUS SIQUEIRA PAIVA" "autor_nome_curto" => "Vinícius Paiva" "autor_email" => "vinicius.paiva@aluno.uepb" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100692 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8103 "inscrito_id" => 15603 "titulo" => "EXPLORANDO O PENSAMENTO COMPUTACIONAL ATRAVÉS DE ATIVIDADES DESPLUGADAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Nos últimos anos, diversos países têm buscado atualizar seus currículos escolares para incorporar o desenvolvimento de habilidades do Pensamento Computacional na Educação Básica. No Brasil, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) enfatiza o Pensamento Computacional como uma competência a ser trabalhada desde o Ensino Fundamental, especialmente na área da Matemática, por meio de processos matemáticos para a resolução de problemas. Nesse contexto, alguns estudos brasileiros investigam a associação entre as habilidades do Pensamento Computacional e as capacidades fundamentais da Matemática, proporcionando aos alunos a construção do conhecimento por meio de um processo investigativo crítico e criativo. Dentre as várias abordagens e ferramentas possíveis para trabalhar o Pensamento Computacional em sala de aula, destacamos a Computação Desplugada como uma abordagem que permite abordar e estimular os conceitos da computação e explorar conteúdos matemáticos sem a necessidade de utilizar nenhum dispositivo digital. O presente trabalho apresenta um relato de experiência de uma oficina introdutória de atividades desplugadas para o ensino de habilidades do Pensamento Computacional e de conceitos da Matemática. O público-alvo foi composto por licenciandos de Matemática. As percepções dos participantes acerca do Pensamento Computacional e das contribuições da oficina de formação para implementação de atividades desplugadas foram analisadas. A pesquisa seguiu uma abordagem quali-quantitativa, baseada na aplicação de um questionário envolvendo questões abertas e fechadas. Os resultados mostram que os participantes desconheciam a possibilidade de trabalhar conceitos da computação sem o uso de dispositivos digitais e que uma oficina dessa natureza pode contribuir significativamente para formação docente para o desenvolvimento de habilidades do Pensamento Computacional através de atividades desplugadas articuladas com o ensino de Matemática. Esses resultados ressaltam a importância de cursos de formação que apresentem abordagens inovadoras integrando o Pensamento Computacional e a Matemática de acordo com as recomendações da BNCC." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID15603_TB8103_20112023135015.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VINÍCIUS SIQUEIRA PAIVA" "autor_nome_curto" => "Vinícius Paiva" "autor_email" => "vinicius.paiva@aluno.uepb" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }