O presente estudo objetivou discutir a construção e implantação da Base Nacional Comum Curricular Nacional (BNCC) e a proposta do Novo Ensino Médio (NEM) com foco nas teorias de Michel Foucault, as verdades e a relações de poder. A cartografia da pesquisa está delimitada da seguinte forma: qualitativa, análise documental na metodologia da História Oral Temática. A pesquisa ocorreu em Palmas, em 2022 no estado do Tocantins com entrevista com três professores que atuam na rede estadual de ensino, na área de Ciências humanas no Novo Ensino Médio. A pesquisa possui parecer de autorização do Comitê de Pesquisa da Seduc-TO Parecer Nº 17/2022/GFAP. O poder não existe, segundo Foucault, ele está inserido nas relações e no saber. Cada diferente verdade é a verdade sobre uma realidade tal como foi concebida naquele momento particular. Essa verdade pode conter falhas, lacunas e até contradições, mas, uma vez que funcione bem o suficiente para o saber ao qual se aplica, continuará sendo aceita, ou seja, enquanto cumprir a exigência do poder. A partir destas reflexões de Michel Foucault traçamos um percurso da construção e implantação do Novo Ensino Médio e a interpretação de professores sobre as mudanças educacionais que tem sido implantada, em especial no estado do Tocantins. Conclui-se que a reforma do ensino médio sempre foi uma necessidade, no entanto, a proposta em vigor deve ser repensada, reanalisada e possivelmente refeita, uma vez que os estudantes têm sido prejudicados no processo de ensino, em especial na área de ciências humanas. As teorias de Foucault em relação as verdades e o poder, alcançam fortalecimento na proposta do NEM, e também há profissionais que cumprem duas funções, havendo ai uma sobreposição de atividades para um único servidor. Precisa urgente de revisão e discussões efetivas dos professores na construção ou neste realinhamento da proposta.