O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O QUE DIZEM AS PESQUISAS?
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97021 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3144 "inscrito_id" => 2096 "titulo" => "O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O QUE DIZEM AS PESQUISAS?" "resumo" => "Tamanho o potencial dos materiais didáticos e suas diversas formas de abordagem no contexto de ensino e aprendizagem, que nos despertou o interesse em conhecer as produções voltadas para pesquisas com enfoque na utilização de recursos didáticos para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Diante disso, buscou-se estudos nas bases de dados SCIELO e Google Acadêmico em um recorte dos seis últimos anos (2017-2022). Com o uso de descritores e combinação deles, foi encontrado um número significativo de trabalhos, porém, após a filtragem, foram selecionados nove estudos que atendiam a proposta da pesquisa. As análises revelaram produções nas componentes curriculares: Matemática, Ciências e Língua Portuguesa, e com outras componentes de forma interdisciplinar. Foram identificados materiais do tipo: jogos, cartilha (contação de histórias) e plataformas digitais. De acordo com os autores dos trabalhos analisados, os estudantes tiveram mudança conceitual após as estratégias desenvolvidas. No entanto, em um dos estudos voltado para a prática docente, os autores perceberam a necessidade destes professores passarem por uma formação continuada, como forma de instrumentalizá-los para a elaboração de metodologias que auxiliem ou potencializem a aprendizagem dos alunos. Dessa forma, foi possível observar a eficácia dos recursos no ambiente escolar, como também, dos professores buscarem atualização para trabalhar de forma efetiva com seus estudantes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID2096_TB3144_23052023164502.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEORGIANNA SILVA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "DRA. GEORGIANNA" "autor_email" => "georgianna.santos@univasf" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97021 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3144 "inscrito_id" => 2096 "titulo" => "O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O QUE DIZEM AS PESQUISAS?" "resumo" => "Tamanho o potencial dos materiais didáticos e suas diversas formas de abordagem no contexto de ensino e aprendizagem, que nos despertou o interesse em conhecer as produções voltadas para pesquisas com enfoque na utilização de recursos didáticos para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Diante disso, buscou-se estudos nas bases de dados SCIELO e Google Acadêmico em um recorte dos seis últimos anos (2017-2022). Com o uso de descritores e combinação deles, foi encontrado um número significativo de trabalhos, porém, após a filtragem, foram selecionados nove estudos que atendiam a proposta da pesquisa. As análises revelaram produções nas componentes curriculares: Matemática, Ciências e Língua Portuguesa, e com outras componentes de forma interdisciplinar. Foram identificados materiais do tipo: jogos, cartilha (contação de histórias) e plataformas digitais. De acordo com os autores dos trabalhos analisados, os estudantes tiveram mudança conceitual após as estratégias desenvolvidas. No entanto, em um dos estudos voltado para a prática docente, os autores perceberam a necessidade destes professores passarem por uma formação continuada, como forma de instrumentalizá-los para a elaboração de metodologias que auxiliem ou potencializem a aprendizagem dos alunos. Dessa forma, foi possível observar a eficácia dos recursos no ambiente escolar, como também, dos professores buscarem atualização para trabalhar de forma efetiva com seus estudantes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID2096_TB3144_23052023164502.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEORGIANNA SILVA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "DRA. GEORGIANNA" "autor_email" => "georgianna.santos@univasf" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }