Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

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CAMPINA GRANDE E SUAS SINGULARIDADES: OLHARES SOBRE A ORGANIZAÇÃO ESPACIAL DA ZONA LESTE POR MEIO DA INTERVENÇÃO DO PIBID DE GEOGRAFIA DA UEPB

Palavra-chaves: ENSINO DE GEOGRAFIA, CATEGORIAS GEOGRÁFICAS, ZONA-LESTE DE CAMPINA GRANDE – PB. Pôster (PO) Práticas de Gestão Pedagógica no âmbito do PIBID Publicado em 22 de novembro de 2014

Resumo

Este artigo expressa as análises efetivadas a partir das experiências desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES/UEPB, materializado na E. E. E. F. M. Assis Chateaubriand, localizada na Zona Leste da cidade de Campina Grande – PB. O presente artigo é fruto do subprojeto de Geografia e advêm de uma ação de intervenção intitulada como “Prazer, Sou da Zona leste”. Propõe-se então, analisar os bairros da zona leste da cidade, visando as suas contribuições benéficas para o desenvolvimento do mesmo em relação à conjuntura da cidade. O trabalho desenvolve-se junto às turmas do 2º e 3º ano médio do turno da tarde. A partir de uma aula de campo visitou-se algumas localidades da região, objetivando a perspectiva do lugar, acentuando as relações existentes entre os bairros situados ao leste da cidade e a população residente do mesmo, favorecendo uma dinâmica social, revendo as contribuições e focando em um âmbito singular os aspectos culturais e tradicionais de seu povo, o modo de sobrevivência e suas limitações. Sobretudo trabalhou-se com a desmistificação do pré-conceito social existente sob a região periférica, no entanto procuraram-se ressaltar as contribuições históricas e o reconhecimento do lugar correlacionando as categorias Geográficas. Tendo em vista as peculiaridades existentes, trata-se de uma pesquisa ainda em desenvolvimento, realizada numa perspectiva metodológica fenomenológica, consistindo em uma tipologia de pesquisa participativa, com abordagens bibliográficas e de campo através das intervenções pedagógicas realizadas no âmbito da construção do conhecimento do aluno e da sociedade, estimulando-os ao exercício da cidadania e reflexões.

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