Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

CAMPINA GRANDE E SUAS SINGULARIDADES: OLHARES SOBRE A ORGANIZAÇÃO ESPACIAL DA ZONA LESTE POR MEIO DA INTERVENÇÃO DO PIBID DE GEOGRAFIA DA UEPB

Palavra-chaves: ENSINO DE GEOGRAFIA, CATEGORIAS GEOGRÁFICAS, ZONA-LESTE DE CAMPINA GRANDE – PB. Pôster (PO) Práticas de Gestão Pedagógica no âmbito do PIBID
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9794
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 688
    "inscrito_id" => 55
    "titulo" => "CAMPINA GRANDE E SUAS SINGULARIDADES: OLHARES SOBRE A ORGANIZAÇÃO ESPACIAL DA ZONA LESTE POR MEIO DA INTERVENÇÃO DO PIBID DE GEOGRAFIA DA UEPB"
    "resumo" => "Este artigo expressa as análises efetivadas a partir das experiências desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES/UEPB, materializado na E. E. E. F. M. Assis Chateaubriand, localizada na Zona Leste da cidade de Campina Grande – PB. O presente artigo é fruto do subprojeto de Geografia e advêm de uma ação de intervenção intitulada como “Prazer, Sou da Zona leste”. Propõe-se então, analisar os bairros da zona leste da cidade, visando as suas contribuições benéficas para o desenvolvimento do mesmo em relação à conjuntura da cidade. O trabalho desenvolve-se junto às turmas do 2º e 3º ano médio do turno da tarde. A partir de uma aula de campo visitou-se algumas localidades da região, objetivando a perspectiva do lugar, acentuando as relações existentes entre os bairros situados ao leste da cidade e a população residente do mesmo, favorecendo uma dinâmica social, revendo as contribuições e focando em um âmbito singular os aspectos culturais e tradicionais de seu povo, o modo de sobrevivência e suas limitações. Sobretudo trabalhou-se com a desmistificação do pré-conceito social existente sob a região periférica, no entanto procuraram-se ressaltar as contribuições históricas e o reconhecimento do lugar correlacionando as categorias Geográficas. Tendo em vista as peculiaridades existentes, trata-se de uma pesquisa ainda em desenvolvimento, realizada numa perspectiva metodológica fenomenológica, consistindo em uma tipologia de pesquisa participativa, com abordagens bibliográficas e de campo através das intervenções pedagógicas realizadas no âmbito da construção do conhecimento do aluno e da sociedade, estimulando-os ao exercício da cidadania e reflexões."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Práticas de Gestão Pedagógica no âmbito do PIBID"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, CATEGORIAS GEOGRÁFICAS, ZONA-LESTE DE CAMPINA GRANDE – PB."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_04_11_2014_17_40_02_idinscrito_55_85d1e52c0d444f896e2a5fd09196f5d7.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS AUGUSTO BARBOSA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CARLOS AUGUSTO"
    "autor_email" => "carlosaugustoh.001@hotmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9794
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 688
    "inscrito_id" => 55
    "titulo" => "CAMPINA GRANDE E SUAS SINGULARIDADES: OLHARES SOBRE A ORGANIZAÇÃO ESPACIAL DA ZONA LESTE POR MEIO DA INTERVENÇÃO DO PIBID DE GEOGRAFIA DA UEPB"
    "resumo" => "Este artigo expressa as análises efetivadas a partir das experiências desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES/UEPB, materializado na E. E. E. F. M. Assis Chateaubriand, localizada na Zona Leste da cidade de Campina Grande – PB. O presente artigo é fruto do subprojeto de Geografia e advêm de uma ação de intervenção intitulada como “Prazer, Sou da Zona leste”. Propõe-se então, analisar os bairros da zona leste da cidade, visando as suas contribuições benéficas para o desenvolvimento do mesmo em relação à conjuntura da cidade. O trabalho desenvolve-se junto às turmas do 2º e 3º ano médio do turno da tarde. A partir de uma aula de campo visitou-se algumas localidades da região, objetivando a perspectiva do lugar, acentuando as relações existentes entre os bairros situados ao leste da cidade e a população residente do mesmo, favorecendo uma dinâmica social, revendo as contribuições e focando em um âmbito singular os aspectos culturais e tradicionais de seu povo, o modo de sobrevivência e suas limitações. Sobretudo trabalhou-se com a desmistificação do pré-conceito social existente sob a região periférica, no entanto procuraram-se ressaltar as contribuições históricas e o reconhecimento do lugar correlacionando as categorias Geográficas. Tendo em vista as peculiaridades existentes, trata-se de uma pesquisa ainda em desenvolvimento, realizada numa perspectiva metodológica fenomenológica, consistindo em uma tipologia de pesquisa participativa, com abordagens bibliográficas e de campo através das intervenções pedagógicas realizadas no âmbito da construção do conhecimento do aluno e da sociedade, estimulando-os ao exercício da cidadania e reflexões."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Práticas de Gestão Pedagógica no âmbito do PIBID"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, CATEGORIAS GEOGRÁFICAS, ZONA-LESTE DE CAMPINA GRANDE – PB."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_04_11_2014_17_40_02_idinscrito_55_85d1e52c0d444f896e2a5fd09196f5d7.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS AUGUSTO BARBOSA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CARLOS AUGUSTO"
    "autor_email" => "carlosaugustoh.001@hotmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

Este artigo expressa as análises efetivadas a partir das experiências desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES/UEPB, materializado na E. E. E. F. M. Assis Chateaubriand, localizada na Zona Leste da cidade de Campina Grande – PB. O presente artigo é fruto do subprojeto de Geografia e advêm de uma ação de intervenção intitulada como “Prazer, Sou da Zona leste”. Propõe-se então, analisar os bairros da zona leste da cidade, visando as suas contribuições benéficas para o desenvolvimento do mesmo em relação à conjuntura da cidade. O trabalho desenvolve-se junto às turmas do 2º e 3º ano médio do turno da tarde. A partir de uma aula de campo visitou-se algumas localidades da região, objetivando a perspectiva do lugar, acentuando as relações existentes entre os bairros situados ao leste da cidade e a população residente do mesmo, favorecendo uma dinâmica social, revendo as contribuições e focando em um âmbito singular os aspectos culturais e tradicionais de seu povo, o modo de sobrevivência e suas limitações. Sobretudo trabalhou-se com a desmistificação do pré-conceito social existente sob a região periférica, no entanto procuraram-se ressaltar as contribuições históricas e o reconhecimento do lugar correlacionando as categorias Geográficas. Tendo em vista as peculiaridades existentes, trata-se de uma pesquisa ainda em desenvolvimento, realizada numa perspectiva metodológica fenomenológica, consistindo em uma tipologia de pesquisa participativa, com abordagens bibliográficas e de campo através das intervenções pedagógicas realizadas no âmbito da construção do conhecimento do aluno e da sociedade, estimulando-os ao exercício da cidadania e reflexões.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.