O ENSINO DA FORMAÇÃO DE IMAGENS EM LENTES ESFÉRICAS COM BASE NO ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO DA LUNETA DE GALILEO.
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 10171 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 199 "inscrito_id" => 652 "titulo" => "O ENSINO DA FORMAÇÃO DE IMAGENS EM LENTES ESFÉRICAS COM BASE NO ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO DA LUNETA DE GALILEO." "resumo" => "De acordo com Forato, Martins e Pietrola (2012) o uso da história da ciência contribui para a desenvoltura do professor e desperta o interesse do aluno em sala de aula, mostrando para eles que não somente os antigos “filósofos” poderiam ser considerados “gênios”, mas eles também podem construir ideias, testar hipóteses e chegar a alguma conclusão satisfatória. Sabendo-se que a ciência é mutável e, portanto, qualquer um por tentativas e erros pode-se chegar a uma lei ou teoria; segundo Oliveira e Silva (2012), esta pesquisa visa discutir as contribuições que a história e filosofia da ciência pode oferecer ao ensino de física a partir de uma proposta didática pautada no estudo de um episódio histórico específico. Nesta investigação, recorremos a uma sequência didática que permite abordar o conteúdo da formação de imagens em lentes esféricas com base num contexto do desenvolvimento da luneta de Galileo Galilei. Com base nessa metodologia, os alunos são motivados a criticidade inserindo ideias que venham contribuir com a sociedade de um modo geral." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente no Ensino Médio" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE IMAGENS, HISTÓRIA DA CIÊNCIA, ENSINO DE FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_21_10_2014_21_25_25_idinscrito_652_ed189c1c248d0f9d3d825a1b68c659c8.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAIS SOARES DE ANDRADE LIMA" "autor_nome_curto" => "THAIS ANDRADE" "autor_email" => "thaisandradelima@bol.com." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 10171 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 199 "inscrito_id" => 652 "titulo" => "O ENSINO DA FORMAÇÃO DE IMAGENS EM LENTES ESFÉRICAS COM BASE NO ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO DA LUNETA DE GALILEO." "resumo" => "De acordo com Forato, Martins e Pietrola (2012) o uso da história da ciência contribui para a desenvoltura do professor e desperta o interesse do aluno em sala de aula, mostrando para eles que não somente os antigos “filósofos” poderiam ser considerados “gênios”, mas eles também podem construir ideias, testar hipóteses e chegar a alguma conclusão satisfatória. Sabendo-se que a ciência é mutável e, portanto, qualquer um por tentativas e erros pode-se chegar a uma lei ou teoria; segundo Oliveira e Silva (2012), esta pesquisa visa discutir as contribuições que a história e filosofia da ciência pode oferecer ao ensino de física a partir de uma proposta didática pautada no estudo de um episódio histórico específico. Nesta investigação, recorremos a uma sequência didática que permite abordar o conteúdo da formação de imagens em lentes esféricas com base num contexto do desenvolvimento da luneta de Galileo Galilei. Com base nessa metodologia, os alunos são motivados a criticidade inserindo ideias que venham contribuir com a sociedade de um modo geral." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente no Ensino Médio" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE IMAGENS, HISTÓRIA DA CIÊNCIA, ENSINO DE FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_21_10_2014_21_25_25_idinscrito_652_ed189c1c248d0f9d3d825a1b68c659c8.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAIS SOARES DE ANDRADE LIMA" "autor_nome_curto" => "THAIS ANDRADE" "autor_email" => "thaisandradelima@bol.com." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }