Comentamos com frequência a necessidade de novas metodologias de ensino e de novas formas de tornar mais atrativo e significativo o ensino da Matemática. Em vista disto, este trabalho relata experiências realizadas durante atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, da Universidade Regional do Cariri – URCA, com alunos do 6° e 9º ano da E.E.F. Pref. Dr. Mozart Cardoso de Alencar, localizada no município de Juazeiro do Norte/CE. Essas experiências giram em torno da confecção e execução de jogos matemáticos como estratégia desencadeadora do processo de ensino-aprendizagem, o motivo para abordarmos esta temática, justifica-se pelo fato de sermos cientes de sua grande importância em se tratando de educação, em particular educação matemática, e a confecção destes jogos por parte dos próprios alunos explica-se pelo fato de possibilitar o desenvolvimento de diversas aptidões que se fazem necessárias ao longo da vida. Costumeiramente somos informados por diversos veículos de comunicação que um ensino que não faz conexão com a vida do aluno, não motiva nem traz interesse pelos estudos, ou seja, não alcança seus objetivos. Em contrapartida, como medida de intervenção neste cenário indesejável entendemos que os jogos devem ser utilizados para que haja a existência e a manutenção deste elo do qual estamos tratando, propiciando assim subsídios para que o aluno transforme as informações recebidas durante o desenvolvimento do jogo, em conhecimento, e simultaneamente o associe ao conteúdo visto em sala de aula, propiciando interesse pela disciplina. É nesta perspectiva de inovações e desmistificações que este trabalho se fundamenta.