Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

NAS TESSITURAS DO SABER: OPORTUNIDADES DE CONHECIMENTOS PROPORCIONADOS PELO PIBID DO CURSO DE HISTÓRIA/URCA POR MEIO DA ANÁLISE DO DOCUMENTÁRIO “QUINZE FILHOS” (1996)

Palavra-chaves: PIBID, ENSINO DE HISTÓRIA, MEMÓRIA Comunicação Oral (CO) Ensino de História e formação docente Publicado em 22 de novembro de 2014

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência-(PIBID), busca fomentar a docência nos cursos de licenciatura para a educação básica. Nesse sentido, o projeto tem como objetivo capacitar os bolsistas, proporcionando aos mesmos um diálogo produtivo entre Universidades e escolas públicas. A finalidade dessa interação é fornecer aos graduandos, além do primeiro contato com o contexto escolar, ferramentas e estratégias de ensino a partir de novas possibilidades para obter êxito no campo educacional. Considerando que na contemporaneidade estamos submetidos a uma crescente gama de informações produzidas pela mídia em geral, tornou-se cada vez mais complexo o diálogo do docente com os discentes mediante as novas linguagens as quais os mesmos estão sob contato facilmente. Frente a essas questões, os educadores devem buscar se adequar a essas inovações para proporcionar aos seus alunos um conhecimento diversificado e atual não restringindo o aprendizado apenas ao livro didático. Ao utilizar recursos audiovisuais nos estudos históricos além do caráter interdisciplinar, também estimula a função da aproximação das problemáticas históricas que estão postas em discussão promovendo ainda um diálogo com a vivência social no qual está imerso o aluno, proporcionando um aprendizado atraente, dinâmico e prazeroso. Nossa intenção é propor uma reflexão a partir de uma experiência vivenciada no subprojeto PIBID do Curso de História da Universidade Regional do Cariri-URCA, a partir da análise do documentário “Quinze filhos” (1996), e compreender qual o papel das testemunhas na construção das narrativas da história recente do país e como esses depoimentos podem ser utilizados como ferramentas no ensino de história.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.