Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

NAS TESSITURAS DO SABER: OPORTUNIDADES DE CONHECIMENTOS PROPORCIONADOS PELO PIBID DO CURSO DE HISTÓRIA/URCA POR MEIO DA ANÁLISE DO DOCUMENTÁRIO “QUINZE FILHOS” (1996)

Palavra-chaves: PIBID, ENSINO DE HISTÓRIA, MEMÓRIA Comunicação Oral (CO) Ensino de História e formação docente
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9753
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 444
    "inscrito_id" => 1081
    "titulo" => "NAS TESSITURAS DO SABER: OPORTUNIDADES DE CONHECIMENTOS PROPORCIONADOS PELO PIBID DO CURSO DE HISTÓRIA/URCA POR MEIO DA ANÁLISE DO DOCUMENTÁRIO “QUINZE FILHOS” (1996)"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência-(PIBID), busca fomentar a docência nos cursos de licenciatura para a educação básica. Nesse sentido, o projeto tem como objetivo capacitar os bolsistas, proporcionando aos mesmos um diálogo produtivo entre Universidades e escolas públicas. A finalidade dessa interação é fornecer aos graduandos, além do primeiro contato com o contexto escolar, ferramentas e estratégias de ensino a partir de novas possibilidades para obter êxito no campo educacional. Considerando que na contemporaneidade estamos submetidos a uma crescente gama de informações produzidas pela mídia em geral, tornou-se cada vez mais complexo o diálogo do docente com os discentes mediante as novas linguagens as quais os mesmos estão sob contato facilmente. Frente a essas questões, os educadores devem buscar se adequar a essas inovações para proporcionar aos seus alunos um conhecimento diversificado e atual não restringindo o aprendizado apenas ao livro didático. Ao utilizar recursos audiovisuais nos estudos históricos além do caráter interdisciplinar, também estimula a função da aproximação das problemáticas históricas que estão postas em discussão promovendo ainda um diálogo com a vivência social no qual está imerso o aluno, proporcionando um aprendizado atraente, dinâmico e prazeroso. Nossa intenção é propor uma reflexão a partir de uma experiência vivenciada no subprojeto PIBID do Curso de História da Universidade Regional do Cariri-URCA, a partir da análise do documentário “Quinze filhos” (1996), e compreender qual o papel das testemunhas na construção das narrativas da história recente do país e como esses depoimentos podem ser utilizados como ferramentas no ensino de história."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de História  e formação docente"
    "palavra_chave" => "PIBID, ENSINO DE HISTÓRIA, MEMÓRIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_31_10_2014_21_16_00_idinscrito_1081_9c38dbce4e2f270c754c90d69d9cc695.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANNDA DATIVA DE MELO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "AMANNDA"
    "autor_email" => "amanndadativa@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI -URCA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9753
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 444
    "inscrito_id" => 1081
    "titulo" => "NAS TESSITURAS DO SABER: OPORTUNIDADES DE CONHECIMENTOS PROPORCIONADOS PELO PIBID DO CURSO DE HISTÓRIA/URCA POR MEIO DA ANÁLISE DO DOCUMENTÁRIO “QUINZE FILHOS” (1996)"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência-(PIBID), busca fomentar a docência nos cursos de licenciatura para a educação básica. Nesse sentido, o projeto tem como objetivo capacitar os bolsistas, proporcionando aos mesmos um diálogo produtivo entre Universidades e escolas públicas. A finalidade dessa interação é fornecer aos graduandos, além do primeiro contato com o contexto escolar, ferramentas e estratégias de ensino a partir de novas possibilidades para obter êxito no campo educacional. Considerando que na contemporaneidade estamos submetidos a uma crescente gama de informações produzidas pela mídia em geral, tornou-se cada vez mais complexo o diálogo do docente com os discentes mediante as novas linguagens as quais os mesmos estão sob contato facilmente. Frente a essas questões, os educadores devem buscar se adequar a essas inovações para proporcionar aos seus alunos um conhecimento diversificado e atual não restringindo o aprendizado apenas ao livro didático. Ao utilizar recursos audiovisuais nos estudos históricos além do caráter interdisciplinar, também estimula a função da aproximação das problemáticas históricas que estão postas em discussão promovendo ainda um diálogo com a vivência social no qual está imerso o aluno, proporcionando um aprendizado atraente, dinâmico e prazeroso. Nossa intenção é propor uma reflexão a partir de uma experiência vivenciada no subprojeto PIBID do Curso de História da Universidade Regional do Cariri-URCA, a partir da análise do documentário “Quinze filhos” (1996), e compreender qual o papel das testemunhas na construção das narrativas da história recente do país e como esses depoimentos podem ser utilizados como ferramentas no ensino de história."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de História  e formação docente"
    "palavra_chave" => "PIBID, ENSINO DE HISTÓRIA, MEMÓRIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_31_10_2014_21_16_00_idinscrito_1081_9c38dbce4e2f270c754c90d69d9cc695.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANNDA DATIVA DE MELO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "AMANNDA"
    "autor_email" => "amanndadativa@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI -URCA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência-(PIBID), busca fomentar a docência nos cursos de licenciatura para a educação básica. Nesse sentido, o projeto tem como objetivo capacitar os bolsistas, proporcionando aos mesmos um diálogo produtivo entre Universidades e escolas públicas. A finalidade dessa interação é fornecer aos graduandos, além do primeiro contato com o contexto escolar, ferramentas e estratégias de ensino a partir de novas possibilidades para obter êxito no campo educacional. Considerando que na contemporaneidade estamos submetidos a uma crescente gama de informações produzidas pela mídia em geral, tornou-se cada vez mais complexo o diálogo do docente com os discentes mediante as novas linguagens as quais os mesmos estão sob contato facilmente. Frente a essas questões, os educadores devem buscar se adequar a essas inovações para proporcionar aos seus alunos um conhecimento diversificado e atual não restringindo o aprendizado apenas ao livro didático. Ao utilizar recursos audiovisuais nos estudos históricos além do caráter interdisciplinar, também estimula a função da aproximação das problemáticas históricas que estão postas em discussão promovendo ainda um diálogo com a vivência social no qual está imerso o aluno, proporcionando um aprendizado atraente, dinâmico e prazeroso. Nossa intenção é propor uma reflexão a partir de uma experiência vivenciada no subprojeto PIBID do Curso de História da Universidade Regional do Cariri-URCA, a partir da análise do documentário “Quinze filhos” (1996), e compreender qual o papel das testemunhas na construção das narrativas da história recente do país e como esses depoimentos podem ser utilizados como ferramentas no ensino de história.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.