O trabalho consiste em uma pesquisa de revisão da bibliografia acerca de jogos, mais especificamente jogos cooperativos, com objetivo de esclarecer seus benefícios como uma categoria de jogos ainda muito pouco conhecida e utilizada principalmente com foco na educação, dentro das escolas e salas de aula. A revisão bibliográfica foi realizada por meio de pesquisa em artigos científicos, livros e teses que abordam o tema da educação por meio dos jogos cooperativos. Os resultados indicam que esses jogos podem contribuir de forma significativa para o aprendizado dos alunos, estimulando a interação, a comunicação e a cooperação entre eles. Além disso, os jogos cooperativos são eficazes na promoção do desenvolvimento cognitivo, uma vez que exigem que os participantes utilizem estratégias, tomem decisões e resolvam problemas em conjunto. Essas atividades contribuem para o aprimoramento das habilidades de pensamento crítico, criatividade e solução de conflitos, que são fundamentais para o sucesso acadêmico e profissional. Em conclusão, os jogos cooperativos apresentam uma série de benefícios para a educação, proporcionando uma abordagem pedagógica inovadora e eficaz. Ao promoverem a colaboração, a comunicação e o respeito mútuo, esses jogos contribuem para o desenvolvimento integral dos alunos, estimulando o aprendizado, a socialização e o desenvolvimento de habilidades essenciais. A avaliação dos resultados será feita a partir da junção de experiências e conclusões encontradas dentro da bibliografia pesquisada.