Neste artigo apresentamos resultados de uma pesquisa que foi realizada numa Escola Municipal da Cidade de Campo Grande, localizada no Estado do Rio Grande do Norte com o objetivo de analisar o conteúdo da Matemática, sugerido pelos PCN’s, e suas implicações para o desenvolvimento da aprendizagem do aluno no Ensino Fundamental I a partir da perspectiva transdisciplinar; buscamos compreender de que modo a transdisciplinaridade como caminho metodológico pode melhorar a motivação do aluno no desenvolvimento de sua aprendizagem. Para a realização da pesquisa, inicialmente, investigou-se a literatura internacional e nacional, pesquisadores como Antoni Zabala (1998; 2002), César Coll (1978), Edgar Morin (2002) e Ivani Fazenda (2008) tratam da transdisciplinaridade como um caminho metodológico que favorece o desenvolvimento da aprendizagem escolar, pessoal e social, enquanto autores como Marcelo Garcia (1999), Fernando Hernández (1998), Imbernón (2006) e Paulo Freire (1996), discutem a formação do professor e seu papel no incremento de propostas significativas ao desenvolvimento dos alunos, sendo estes os principais autores que formam nosso referencial teórico. Para a compreensão do tema abordado utilizou-se como instrumento de coleta de dados observação participante e diário de campo. Foram desenvolvidas e aplicadas atividades escritas com 19 alunos de uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental I. Os dados teóricos apontam que a transdisciplinaridade como caminho metodológico apresenta-se como eficaz e necessário a compreensão do conhecimento necessário à vida e suas interligações com o conhecimento científico, no entanto, na prática o desenvolvimento dessa perspectiva ainda torna-se difícil de ser executada, resultado da cultura disciplinar presente nos contextos escolares. Constata-se que metodologias transdisciplinares ampliam o conhecimento tácito e explicito inerentes aos conteúdos matemáticos trabalhados em sala de aula. Portanto, a transdisciplinaridade é uma forma de garantir uma aprendizagem conectada às necessidades sócias, profissionais e pessoais dos alunos.