Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A TRANSDISCIPLINARIDADE COMO PROPOSTA METODOLÓGICA: CONTRIBUIÇÕES DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA NUMA PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Neste artigo apresentamos resultados de uma pesquisa que foi realizada numa Escola Municipal da Cidade de Campo Grande, localizada no Estado do Rio Grande do Norte com o objetivo de analisar o conteúdo da Matemática, sugerido pelos PCN’s, e suas implicações para o desenvolvimento da aprendizagem do aluno no Ensino Fundamental I a partir da perspectiva transdisciplinar; buscamos compreender de que modo a transdisciplinaridade como caminho metodológico pode melhorar a motivação do aluno no desenvolvimento de sua aprendizagem. Para a realização da pesquisa, inicialmente, investigou-se a literatura internacional e nacional, pesquisadores como Antoni Zabala (1998; 2002), César Coll (1978), Edgar Morin (2002) e Ivani Fazenda (2008) tratam da transdisciplinaridade como um caminho metodológico que favorece o desenvolvimento da aprendizagem escolar, pessoal e social, enquanto autores como Marcelo Garcia (1999), Fernando Hernández (1998), Imbernón (2006) e Paulo Freire (1996), discutem a formação do professor e seu papel no incremento de propostas significativas ao desenvolvimento dos alunos, sendo estes os principais autores que formam nosso referencial teórico. Para a compreensão do tema abordado utilizou-se como instrumento de coleta de dados observação participante e diário de campo. Foram desenvolvidas e aplicadas atividades escritas com 19 alunos de uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental I. Os dados teóricos apontam que a transdisciplinaridade como caminho metodológico apresenta-se como eficaz e necessário a compreensão do conhecimento necessário à vida e suas interligações com o conhecimento científico, no entanto, na prática o desenvolvimento dessa perspectiva ainda torna-se difícil de ser executada, resultado da cultura disciplinar presente nos contextos escolares. Constata-se que metodologias transdisciplinares ampliam o conhecimento tácito e explicito inerentes aos conteúdos matemáticos trabalhados em sala de aula. Portanto, a transdisciplinaridade é uma forma de garantir uma aprendizagem conectada às necessidades sócias, profissionais e pessoais dos alunos.

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