Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE MODELOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Conhecer as plantas é algo fundamental para toda a humanidade. A botânica é o ramo da biologia que estuda as plantas, abrangendo desde a estrutura morfológica e fisiológica até a sistemática e ecologia. No entanto, o ensino de botânica pode apresentar dificuldades devido à sua natureza complexa, compreendendo tanto a falta de recursos didáticos nas instituições de ensino quanto o desinteresse do aluno. Dentre outros desafios que influenciam no ensino de botânica, estão a insegurança dos professores para ministrar esse conteúdo, seja pela falta de tempo no calendário acadêmico para maior planejamento de aulas, seja pelo não domínio da temática; a ausência de aulas dinâmicas, como aula prática em campo ou laboratório; ou a dificuldade de obtenção ou confecção de materiais didáticos específicos que contribuam para esse ensino sobre as plantas. Assim, a utilização de modelos didáticos pode desempenhar um papel crucial na superação de alguns desses desafios, tornando o aprendizado mais acessível e envolvente. Nessa perspectiva, foi desenvolvido seis modelos didáticos de biscuit sobre o conteúdo de botânica, compreendendo o ensino de morfologia vegetal, sendo dois caules do tipo tronco, um com a representação de acúleos e ritidomas e outro com lenticelas, uma raiz e três tipos de folhas. Além disso, também foi construída uma “caixa botânica”, complementando o material, despertando a atenção e interesse dos alunos. Os modelos didáticos e as dinâmicas foram incorporadas nas práticas pedagógicas do curso de Ciências Biológicas na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, em eventos de extensão universitária e em algumas escolas públicas do município de Mossoró/RN, proporcionando o interesse do aluno para participação das aulas, e ao professor regente, materiais didáticos e lúdicos sobre a temática, contribuindo assim para a construção do saber e o ensino de botânica de forma dinâmica e interativa.

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