JOGO NO ENSINO DE QUÍMICA: COMPOSTOS ORGÂNICOS BRINCANDO COM O LÚDICO
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9789 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 510 "inscrito_id" => 934 "titulo" => "JOGO NO ENSINO DE QUÍMICA: COMPOSTOS ORGÂNICOS BRINCANDO COM O LÚDICO" "resumo" => "Algumas alternativas de ensino podem ser empregadas para favorecer o aprendizado dos conteúdos, buscando de forma desafiadora motivar o estudante a buscar respostas. O jogo por sua vez, pode ser uma alternativa viável para auxiliar nas aulas em tal processo. Percebe-se assim que os estudantes utilizam estas ferramentas para desenvolver habilidades como maneira de articular os conhecimentos de modo dinâmico e interativo. O professor de química tem consciência que existem dificuldades e resistências ao adotar o estilo tradicional, sendo assim é de fundamental importância tornar as aulas mais dinâmicas e prazerosas. Frente ao exposto, se torna importante a aplicação de aulas dinâmicas, como por exemplo, através de jogos educativos como ferramenta que pode auxiliar no processo de ensino-aprendizagem que consequentemente, acarretará em maior participação dos estudantes em sala de aula, transformando o modo de ensinar uma forma mais dinâmica, desafiadora e prazerosa. Com está perspectiva pensou-se em construir um jogo didático-pedagógico, de modo a contribuir na construção do conhecimento dos estudantes de tal maneira que seja um meio facilitador para a compreensão dos estudantes no conteúdo de Funções Orgânicas, tornando o aprendizado significativo, prazeroso para os mesmos. Inicialmente para a construção jogo foi necessário pesquisar alguns conteúdos de química no qual pudesse auxiliar o professor em suas aulas, neste sentido a literatura apresenta poucos jogos sobre as funções orgânicas. Daí a escolha deste conteúdo para a elaboração do jogo didático que tem como titulo: Compostos Orgânicos. O presente jogo pode ser utilizado como ferramenta de ensino na Química Orgânica de modo a contribuir para o conhecimento científico dos estudantes, sem fazer o uso da aprendizagem por meio de memorização. No ensino de Química o educador deve utilizar de estratégias para torna-lo produtivo e motivador, afim de gerar uma aprendizagem significativa. O jogo elaborado pode ser uma ferramenta que conduzirá o processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de funções orgânicas no contexto da educação básica. A proposta do jogo está apta para ser aplicada com estudantes do 3° ano do ensino médio, com o intuito de melhorar a interação entre aluno-professor na sala de aula." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica" "palavra_chave" => "COMPOSTOS ORGÂNICOS, ENSINO DE QUÍMICA, JOGO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_03_11_2014_18_22_53_idinscrito_934_6bf6f44fd0e1d1714119a127015cedb9.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLA CRISTINA NUNES DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "CARLA CRISTINA" "autor_email" => "carla-pbassim@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9789 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 510 "inscrito_id" => 934 "titulo" => "JOGO NO ENSINO DE QUÍMICA: COMPOSTOS ORGÂNICOS BRINCANDO COM O LÚDICO" "resumo" => "Algumas alternativas de ensino podem ser empregadas para favorecer o aprendizado dos conteúdos, buscando de forma desafiadora motivar o estudante a buscar respostas. O jogo por sua vez, pode ser uma alternativa viável para auxiliar nas aulas em tal processo. Percebe-se assim que os estudantes utilizam estas ferramentas para desenvolver habilidades como maneira de articular os conhecimentos de modo dinâmico e interativo. O professor de química tem consciência que existem dificuldades e resistências ao adotar o estilo tradicional, sendo assim é de fundamental importância tornar as aulas mais dinâmicas e prazerosas. Frente ao exposto, se torna importante a aplicação de aulas dinâmicas, como por exemplo, através de jogos educativos como ferramenta que pode auxiliar no processo de ensino-aprendizagem que consequentemente, acarretará em maior participação dos estudantes em sala de aula, transformando o modo de ensinar uma forma mais dinâmica, desafiadora e prazerosa. Com está perspectiva pensou-se em construir um jogo didático-pedagógico, de modo a contribuir na construção do conhecimento dos estudantes de tal maneira que seja um meio facilitador para a compreensão dos estudantes no conteúdo de Funções Orgânicas, tornando o aprendizado significativo, prazeroso para os mesmos. Inicialmente para a construção jogo foi necessário pesquisar alguns conteúdos de química no qual pudesse auxiliar o professor em suas aulas, neste sentido a literatura apresenta poucos jogos sobre as funções orgânicas. Daí a escolha deste conteúdo para a elaboração do jogo didático que tem como titulo: Compostos Orgânicos. O presente jogo pode ser utilizado como ferramenta de ensino na Química Orgânica de modo a contribuir para o conhecimento científico dos estudantes, sem fazer o uso da aprendizagem por meio de memorização. No ensino de Química o educador deve utilizar de estratégias para torna-lo produtivo e motivador, afim de gerar uma aprendizagem significativa. O jogo elaborado pode ser uma ferramenta que conduzirá o processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de funções orgânicas no contexto da educação básica. A proposta do jogo está apta para ser aplicada com estudantes do 3° ano do ensino médio, com o intuito de melhorar a interação entre aluno-professor na sala de aula." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica" "palavra_chave" => "COMPOSTOS ORGÂNICOS, ENSINO DE QUÍMICA, JOGO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_03_11_2014_18_22_53_idinscrito_934_6bf6f44fd0e1d1714119a127015cedb9.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLA CRISTINA NUNES DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "CARLA CRISTINA" "autor_email" => "carla-pbassim@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }