ENSINO-APRENDIZAGEM PARA A CIDADANIA: EXPERIÊNCIA DO PROJETO AGROECOLÓGICO EM ESCOLAS PÚBLICAS EM POMBAL/PB
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9910 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 713 "inscrito_id" => 1376 "titulo" => "ENSINO-APRENDIZAGEM PARA A CIDADANIA: EXPERIÊNCIA DO PROJETO AGROECOLÓGICO EM ESCOLAS PÚBLICAS EM POMBAL/PB" "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo refletir a importância dos espaços escolares promoverem valores ecológicos. Tendo como base a experiência vinda a partir de o Projeto intitulado “Despertando para a importância das hortas agroecológicas escolar”, abrangendo diversas etapas: entrevistas, Palestras, Visitas técnicas e construção da horta em cada escola selecionada. desenvolvido em escolas públicas municipais de Pombal, Sertão da Paraíba. Os procedimentos metodológicos tiveram por base em artigos acadêmicos sobre a temática, envolvendo autores com: Gutiérrez (2013), Candau (2000), Ab´Saber (1991) entre outros autores, além da Lei no 9.795 da Política Nacional do Meio Ambienta. Durante a execução do Projeto, aplicado aos discentes da Escola Decisão constatou-se que todos os alunos acreditam que trabalhar com a educação ambiental na escola vai melhorar o clima e o ambiente escolar. Ao perguntar de que forma pode ser melhorado o clima da sua escola, 52,4% optou pela reciclagem, seguida pela limpeza e em terceira posição na plantação de árvores. Ao questionar se o aluno aceita o desafio de produzir as hortaliças na escola, 100% afirmaram que sim. No momento Palestra nas escolas teve a participação de alunos e professore, foi abordado o tema “Educação Ambiental e os Efeitos dos Agrotóxicos no Meio ambiente, nos Humanos e Animais”. Posteriormente alunos e professores visitaram as hortas localizadas na Sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Município de Pombal. Observa-se que o tema tratado vai além das práticas pedagógicas interdisciplinar, abrange práticas de uma alimentação saudável e compromisso com o meio ambiente. Acredita-se que a escola tem um grande papel o de propagar valores benéficos para os educadores e toda a comunidade escolar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS" "palavra_chave" => "MEIO AMBIENTE, ENSINO, QUALIDADE DE VIDA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_04_11_2014_19_19_09_idinscrito_1376_b52ea849f32401bb6e1ad5810681a86c.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACQUELINE LIEDJA ARAUJO SILVA CARVALHO" "autor_nome_curto" => "JAQUELINE LIEDJA" "autor_email" => "jliedja@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9910 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 713 "inscrito_id" => 1376 "titulo" => "ENSINO-APRENDIZAGEM PARA A CIDADANIA: EXPERIÊNCIA DO PROJETO AGROECOLÓGICO EM ESCOLAS PÚBLICAS EM POMBAL/PB" "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo refletir a importância dos espaços escolares promoverem valores ecológicos. Tendo como base a experiência vinda a partir de o Projeto intitulado “Despertando para a importância das hortas agroecológicas escolar”, abrangendo diversas etapas: entrevistas, Palestras, Visitas técnicas e construção da horta em cada escola selecionada. desenvolvido em escolas públicas municipais de Pombal, Sertão da Paraíba. Os procedimentos metodológicos tiveram por base em artigos acadêmicos sobre a temática, envolvendo autores com: Gutiérrez (2013), Candau (2000), Ab´Saber (1991) entre outros autores, além da Lei no 9.795 da Política Nacional do Meio Ambienta. Durante a execução do Projeto, aplicado aos discentes da Escola Decisão constatou-se que todos os alunos acreditam que trabalhar com a educação ambiental na escola vai melhorar o clima e o ambiente escolar. Ao perguntar de que forma pode ser melhorado o clima da sua escola, 52,4% optou pela reciclagem, seguida pela limpeza e em terceira posição na plantação de árvores. Ao questionar se o aluno aceita o desafio de produzir as hortaliças na escola, 100% afirmaram que sim. No momento Palestra nas escolas teve a participação de alunos e professore, foi abordado o tema “Educação Ambiental e os Efeitos dos Agrotóxicos no Meio ambiente, nos Humanos e Animais”. Posteriormente alunos e professores visitaram as hortas localizadas na Sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Município de Pombal. Observa-se que o tema tratado vai além das práticas pedagógicas interdisciplinar, abrange práticas de uma alimentação saudável e compromisso com o meio ambiente. Acredita-se que a escola tem um grande papel o de propagar valores benéficos para os educadores e toda a comunidade escolar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS" "palavra_chave" => "MEIO AMBIENTE, ENSINO, QUALIDADE DE VIDA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_04_11_2014_19_19_09_idinscrito_1376_b52ea849f32401bb6e1ad5810681a86c.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACQUELINE LIEDJA ARAUJO SILVA CARVALHO" "autor_nome_curto" => "JAQUELINE LIEDJA" "autor_email" => "jliedja@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }