Com o advento da internet e dos meios no qual a rodeiam, a sociedade passou a viver em um mundo ”conectado, globalizado”, no qual as línguas estrangeiras possuem um grande valor. Assim, o espanhol vem obtendo seu espaço no mundo atual e a inclusão de mais uma Língua Estrangeira Moderna no currículo do Ensino Médio, neste caso o espanhol, oportunizará aos alunos não apenas o conhecimento dessa língua , mas também o conhecimento dos aspectos culturais, políticos e econômicos que caracterizam os respectivos povos. Com isto este trabalho irá abordar a problemática do ensino de língua espanhola nas escolas como um componente curricular de língua estrangeira fundamental e obrigatória no currículo escolar, visto que já temos a lei de Nº 11.161 que estabelece a inserção de uma segunda língua estrangeira no ensino médio, a aprendizagem de uma língua estrangeira, é um direito de todos, conforme expresso na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e na Declaração Universal dos Direitos Linguísticos. O espanhol está entre as cincos mais falada do mundo, ultrapassando 4 milhões de pessoas que utilizam o espanhol como uma lingua moderna, assim o seu ensino é de grande importância uma vez que estamos cercados de países que tem como língua oficial o espanhol. Temo como objetivo de estudo, a inserção do ensino do espanhol, sua importância no âmbito escolar e social. Para que esse estudo seja realizado, embasamos nos PCNs (1999), Lei Nº 11.161, a LDB, entre outros, com a pretensão de ampliar e assegurar a investigação sobre o ensino e a inserção do espanhol nas escolas.