Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

Visualizações: 231
A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: TRABALHANDO O CONTEÚDO DE FORMA LÚDICA E EDUCATIVA

Palavra-chaves: PIBID, JOGOS MATEMÁTICOS, MATEMÁTICA APLICADA Comunicação Oral (CO) Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades Publicado em 22 de novembro de 2014

Resumo

O presente trabalho relata uma experiência vivida por alunos da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID e atuantes na Escola Pública Estadual de Ensino Fundamental e Médio Solón de Lucena, localizada na cidade de Campina Grande – PB. Experiência essa que consistiu em uma OFICINA intitulada como “O Desafio de Ensinar Matemática Através de Jogos”, que foi desenvolvida e aplicada com 21 alunos, dos anos finais do ensino fundamental. Tal trabalho foi constituído de jogos encontrados no livro Mathema, voltados para o Ensino fundamental, onde analisamos suas regras e as adaptamos em alguns aspectos, afim de que os alunos viessem a ter um melhor entendimento e aproveitamento dos conteúdos matemáticos envolvidos em tais jogos. Buscamos oferecer aos educandos, uma possibilidade de os mesmos associarem os conteúdos matemáticos, explorando estes de uma maneira dinâmica e atraente. Para isto baseamo-nos em teóricos como Selva (2009) e os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN(Brasil, 1998). O resultado nos mostrou que a princípio os alunos tinham dificuldades em resolver expressões algébricas e de operar com números decimais, assuntos que eles deveriam ter conhecimento, mais nada que veio a impossibilitar de os mesmos começarem a interpretar e executar o que se pedia em cada ação ou instrução contida em cada jogo. Porém ao fim da atividade, conseguimos revisar conceitos e apresentar boa parte do conteúdo de álgebra que eles deveriam conhecer, pois seriam necessários para que os alunos participassem ativamente da OFICINA. Procuramos também ter um cuidado especial com a abordagem e a maneira de conduzir as atividades, buscando sempre conquistar a atenção e despertar o gosto pelo estudo da Matemática por parte dos alunos participantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.