Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PAPEL DO HIPERTEXTO PARA A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97881
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4309
    "inscrito_id" => 14464
    "titulo" => "O PAPEL DO HIPERTEXTO PARA A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA"
    "resumo" => "A tecnologia e os recursos digitais estão presentes no cotidiano das pessoas e têm gerado grandes benefícios em diversas áreas da sociedade. No que diz respeito à educação, destacamos o surgimento de novas linguagens, textos publicados nas plataformas digitais, nas mídias sociais, blogs, site, entre outros. E um desses veículos de comunicação digital é o chamado hipertexto, muito utilizado nos ambientes virtuais, instrumento de leitura e escrita, de fácil acesso e que se apresenta como novo meio de aprendizado da língua. Logo, o objetivo geral da pesquisa foi analisar o uso do hipertexto como recurso no aprendizado da língua portuguesa. Para isso foi percorrido um caminho de apresentação da evolução da tecnologia na história da humanidade; sua importância na melhoria de condições de vida da população; a viabilização da comunicação, até chegar ao conceito de hipertexto e à sua contribuição como fonte de pesquisa e aprendizado da língua portuguesa. Para realização desse trabalho, optou-se pela pesquisa qualitativa utilizando o método de revisão da literatura, visando explorar estudos encontrados nos sites eletrônicos de dados científicos, através das palavras-chaves: hipertexto, TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação), TDIC (Tecnologia Digital de Informação e Comunicação) e língua portuguesa, explorando o período 2015 a 2022. Por fim, considera-se o tema relevante para o aprendizado da língua portuguesa, levando em conta que estamos dentro de uma nova realidade gerada pela tecnologia digital em que tudo e todos estão interligados, e a linguagem circula neste ambiente, logo precisa ser atualizada através de novos métodos de ensino e aprendizagem, e o hipertexto é um deles. Sua utilização está cada vez maior, ele é produzido em grande volume, diariamente, inclusive, oferece oportunidades no mercado de trabalho para aqueles que aprendem a produzi-lo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID14464_TB4309_18082023111230.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANA FERREIRA DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "Luciana Lima"
    "autor_email" => "ferreiradelima.luciana@gm"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97881
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4309
    "inscrito_id" => 14464
    "titulo" => "O PAPEL DO HIPERTEXTO PARA A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA"
    "resumo" => "A tecnologia e os recursos digitais estão presentes no cotidiano das pessoas e têm gerado grandes benefícios em diversas áreas da sociedade. No que diz respeito à educação, destacamos o surgimento de novas linguagens, textos publicados nas plataformas digitais, nas mídias sociais, blogs, site, entre outros. E um desses veículos de comunicação digital é o chamado hipertexto, muito utilizado nos ambientes virtuais, instrumento de leitura e escrita, de fácil acesso e que se apresenta como novo meio de aprendizado da língua. Logo, o objetivo geral da pesquisa foi analisar o uso do hipertexto como recurso no aprendizado da língua portuguesa. Para isso foi percorrido um caminho de apresentação da evolução da tecnologia na história da humanidade; sua importância na melhoria de condições de vida da população; a viabilização da comunicação, até chegar ao conceito de hipertexto e à sua contribuição como fonte de pesquisa e aprendizado da língua portuguesa. Para realização desse trabalho, optou-se pela pesquisa qualitativa utilizando o método de revisão da literatura, visando explorar estudos encontrados nos sites eletrônicos de dados científicos, através das palavras-chaves: hipertexto, TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação), TDIC (Tecnologia Digital de Informação e Comunicação) e língua portuguesa, explorando o período 2015 a 2022. Por fim, considera-se o tema relevante para o aprendizado da língua portuguesa, levando em conta que estamos dentro de uma nova realidade gerada pela tecnologia digital em que tudo e todos estão interligados, e a linguagem circula neste ambiente, logo precisa ser atualizada através de novos métodos de ensino e aprendizagem, e o hipertexto é um deles. Sua utilização está cada vez maior, ele é produzido em grande volume, diariamente, inclusive, oferece oportunidades no mercado de trabalho para aqueles que aprendem a produzi-lo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID14464_TB4309_18082023111230.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANA FERREIRA DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "Luciana Lima"
    "autor_email" => "ferreiradelima.luciana@gm"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A tecnologia e os recursos digitais estão presentes no cotidiano das pessoas e têm gerado grandes benefícios em diversas áreas da sociedade. No que diz respeito à educação, destacamos o surgimento de novas linguagens, textos publicados nas plataformas digitais, nas mídias sociais, blogs, site, entre outros. E um desses veículos de comunicação digital é o chamado hipertexto, muito utilizado nos ambientes virtuais, instrumento de leitura e escrita, de fácil acesso e que se apresenta como novo meio de aprendizado da língua. Logo, o objetivo geral da pesquisa foi analisar o uso do hipertexto como recurso no aprendizado da língua portuguesa. Para isso foi percorrido um caminho de apresentação da evolução da tecnologia na história da humanidade; sua importância na melhoria de condições de vida da população; a viabilização da comunicação, até chegar ao conceito de hipertexto e à sua contribuição como fonte de pesquisa e aprendizado da língua portuguesa. Para realização desse trabalho, optou-se pela pesquisa qualitativa utilizando o método de revisão da literatura, visando explorar estudos encontrados nos sites eletrônicos de dados científicos, através das palavras-chaves: hipertexto, TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação), TDIC (Tecnologia Digital de Informação e Comunicação) e língua portuguesa, explorando o período 2015 a 2022. Por fim, considera-se o tema relevante para o aprendizado da língua portuguesa, levando em conta que estamos dentro de uma nova realidade gerada pela tecnologia digital em que tudo e todos estão interligados, e a linguagem circula neste ambiente, logo precisa ser atualizada através de novos métodos de ensino e aprendizagem, e o hipertexto é um deles. Sua utilização está cada vez maior, ele é produzido em grande volume, diariamente, inclusive, oferece oportunidades no mercado de trabalho para aqueles que aprendem a produzi-lo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.