Ferramentas computacionais são amplamente utilizadas para o auxílio do ensino da matemática, principalmente quando se trata do ensino superior. Este estudo de caso tem como objetivo apresentar o desenvolvimento do processo ensino/aprendizagem em uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada da cidade de João Pessoa/PB, durante um semestre letivo, na disciplina de Cálculo Numérico Computacional (CNC). Para a maioria das aplicações desenvolvidas em CNC, os alunos devem estar aptos a utilizar alguma linguagem de programação e ter noções básicas de elaboração de pequenos algoritmos. Entretanto, a maioria dos alunos chegam sem ambas as condições citadas anteriormente, tornando o processo de entendimento das diversas metodologias de cálculos por meio de processos iterativos muito mais complexo e demorado. O Excel, por outro lado, já faz parte do cotidiano da maioria dos alunos, pois muitos já utilizam o software em seus ambientes profissionais, para a realização de atividades acadêmicas e, em algumas disciplinas, os professores apresentam planilhas, gráficos, textos, entre outros, em suas aulas para facilitar e agilizar o processo de ensino na sala de aula. Durante o semestre letivo as aplicações utilizando o Excel mostraram um entendimento muito satisfatório por partes dos alunos da referida IES, sobretudo em processos de cálculos iterativos e repetitivos, promovendo um melhor aproveitamento do tempo destinado tanto à sala de aula, quanto ao desenvolvimento de atividades e avaliações, conforme demonstram os resultados.