Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DO ENSINO-APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE ENGENHARIAS DOS DISCENTES DA DISCIPLINA DE CÁLCULO I NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (DCHT CAMPUS XXIV/UNEB)

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 94729
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 116
    "inscrito_id" => 1089
    "titulo" => "ANÁLISE DO ENSINO-APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE ENGENHARIAS DOS DISCENTES DA DISCIPLINA DE CÁLCULO I NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (DCHT CAMPUS XXIV/UNEB)"
    "resumo" => "O ensino-aprendizagem da matemática são assuntos que estão sempre em discussão, principalmente quando considera suas dificuldades que atingem indivíduos em todas as esferas da sociedade e níveis de ensino. A disciplina de Cálculo I é vista como a disciplina base para o aluno que fará o curso de Matemática e algumas Engenharias. Em tese, ela fornece os elementos necessários para a compreensão do comportamento das funções de uma variável independente. Diante do cenário educacional, objetivou-se analisar os resultados de desempenho obtidos no Curso de Engenharia Sanitária e ambiental perante aos discentes na disciplina de Cálculo I na Universidade do Estado da Bahia – UNEB, DCHT Campus XXIV. A metodologia descreve a organização da ementa do curso, que teve caráter semipresencial e a coleta de dados foi realizada utilizando o método de pesquisa qualitativa, mas também quantitativa por meio de questionários abertos analisados por meio de estatística básica e software Microsoft Excel. Os principais resultados foram em relação ao aproveitamento dos cursistas na disciplina, a evasão por parte dos discentes perante a disciplina e como melhorar o aprendizado dos alunos ao se deparar com a disciplina no curso."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID1089_TB116_09032023215552.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NAIANE DE CARVALHO REIS"
    "autor_nome_curto" => "NAIANE"
    "autor_email" => "tianai29@hotmail.com"
    "autor_ies" => "ESCOLA ANTÔNIO CARLOS MAGALHÃES"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 94729
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 116
    "inscrito_id" => 1089
    "titulo" => "ANÁLISE DO ENSINO-APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE ENGENHARIAS DOS DISCENTES DA DISCIPLINA DE CÁLCULO I NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (DCHT CAMPUS XXIV/UNEB)"
    "resumo" => "O ensino-aprendizagem da matemática são assuntos que estão sempre em discussão, principalmente quando considera suas dificuldades que atingem indivíduos em todas as esferas da sociedade e níveis de ensino. A disciplina de Cálculo I é vista como a disciplina base para o aluno que fará o curso de Matemática e algumas Engenharias. Em tese, ela fornece os elementos necessários para a compreensão do comportamento das funções de uma variável independente. Diante do cenário educacional, objetivou-se analisar os resultados de desempenho obtidos no Curso de Engenharia Sanitária e ambiental perante aos discentes na disciplina de Cálculo I na Universidade do Estado da Bahia – UNEB, DCHT Campus XXIV. A metodologia descreve a organização da ementa do curso, que teve caráter semipresencial e a coleta de dados foi realizada utilizando o método de pesquisa qualitativa, mas também quantitativa por meio de questionários abertos analisados por meio de estatística básica e software Microsoft Excel. Os principais resultados foram em relação ao aproveitamento dos cursistas na disciplina, a evasão por parte dos discentes perante a disciplina e como melhorar o aprendizado dos alunos ao se deparar com a disciplina no curso."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID1089_TB116_09032023215552.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NAIANE DE CARVALHO REIS"
    "autor_nome_curto" => "NAIANE"
    "autor_email" => "tianai29@hotmail.com"
    "autor_ies" => "ESCOLA ANTÔNIO CARLOS MAGALHÃES"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O ensino-aprendizagem da matemática são assuntos que estão sempre em discussão, principalmente quando considera suas dificuldades que atingem indivíduos em todas as esferas da sociedade e níveis de ensino. A disciplina de Cálculo I é vista como a disciplina base para o aluno que fará o curso de Matemática e algumas Engenharias. Em tese, ela fornece os elementos necessários para a compreensão do comportamento das funções de uma variável independente. Diante do cenário educacional, objetivou-se analisar os resultados de desempenho obtidos no Curso de Engenharia Sanitária e ambiental perante aos discentes na disciplina de Cálculo I na Universidade do Estado da Bahia – UNEB, DCHT Campus XXIV. A metodologia descreve a organização da ementa do curso, que teve caráter semipresencial e a coleta de dados foi realizada utilizando o método de pesquisa qualitativa, mas também quantitativa por meio de questionários abertos analisados por meio de estatística básica e software Microsoft Excel. Os principais resultados foram em relação ao aproveitamento dos cursistas na disciplina, a evasão por parte dos discentes perante a disciplina e como melhorar o aprendizado dos alunos ao se deparar com a disciplina no curso.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.