O ensino-aprendizagem da matemática são assuntos que estão sempre em discussão, principalmente quando considera suas dificuldades que atingem indivíduos em todas as esferas da sociedade e níveis de ensino. A disciplina de Cálculo I é vista como a disciplina base para o aluno que fará o curso de Matemática e algumas Engenharias. Em tese, ela fornece os elementos necessários para a compreensão do comportamento das funções de uma variável independente. Diante do cenário educacional, objetivou-se analisar os resultados de desempenho obtidos no Curso de Engenharia Sanitária e ambiental perante aos discentes na disciplina de Cálculo I na Universidade do Estado da Bahia – UNEB, DCHT Campus XXIV. A metodologia descreve a organização da ementa do curso, que teve caráter semipresencial e a coleta de dados foi realizada utilizando o método de pesquisa qualitativa, mas também quantitativa por meio de questionários abertos analisados por meio de estatística básica e software Microsoft Excel. Os principais resultados foram em relação ao aproveitamento dos cursistas na disciplina, a evasão por parte dos discentes perante a disciplina e como melhorar o aprendizado dos alunos ao se deparar com a disciplina no curso.