Resultados advindos dos controladores educacionais externos e internos inerentes a defasagem de cada etapa do processo de alfabetização e domínio da língua Portuguesa e dos fundamentos da Matemática, evidenciam que parte dessas etapas foram inconclusas e/ou apresentara inconsistência durante sua execução. Acredita-se que tal inconsistência perpassara pelo viés da formação inicial do professor na perspectiva da qualidade do fazejamento pedagógico. O objetivo desse trabalho é compreender a dinâmica da trajetória acadêmica do professor, (recém-formado) no curso de Licenciatura em Pedagogia nos últimos dez (10) anos. Cuja pretensão, será conhecer a proposta pedagógica e o processo de realização do estágio, o qual é considerado elemento fundamental no processo de ensinar e aprender. A pesquisa é de natureza básica, com abordagem qualitativa (BAUER & GASKELL, 2012; GIL, 2019). Os instrumentos de coleta de dados são questionários semiestruturados e os dados serão analisados e categorizados pelo viés da análise de conteúdo (BARDIN, 2016). O referencial teórico coaduna entre si, dada a relevância e a cientificidade. A pesquisa possibilita reflexões sobre as políticas de formação de professores com ênfase na formação inicial e evidencia a necessidade de práticas consistentes que favoreçam o desenvolvimento do processo de fazejamento pedagógico.