Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REPENSAR A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR NA PERSPECTIVA DA QUALIDADE DO FAZEJAMENTO PEDAGÓGICO.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97876
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4304
    "inscrito_id" => 18709
    "titulo" => "REPENSAR A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR NA PERSPECTIVA DA QUALIDADE DO FAZEJAMENTO PEDAGÓGICO."
    "resumo" => "Resultados advindos dos controladores educacionais externos e internos inerentes a defasagem de cada etapa do processo de alfabetização e domínio da língua Portuguesa e dos fundamentos da Matemática, evidenciam que parte dessas etapas foram inconclusas e/ou apresentara inconsistência durante sua execução. Acredita-se que tal inconsistência perpassara pelo viés da formação inicial do professor na perspectiva da qualidade do fazejamento pedagógico. O objetivo desse trabalho é compreender a dinâmica da trajetória acadêmica do professor, (recém-formado) no curso de Licenciatura em Pedagogia nos últimos dez (10) anos. Cuja pretensão, será conhecer a proposta pedagógica e o processo de realização do estágio, o qual é considerado elemento fundamental no processo de ensinar e aprender. A pesquisa é de natureza básica, com abordagem qualitativa (BAUER & GASKELL, 2012; GIL, 2019). Os instrumentos de coleta de dados são questionários semiestruturados e os dados serão analisados e categorizados pelo viés da análise de conteúdo (BARDIN, 2016). O referencial teórico coaduna entre si, dada a relevância e a cientificidade. A pesquisa possibilita reflexões sobre as políticas de formação de professores com ênfase na formação inicial e evidencia a necessidade de práticas consistentes que favoreçam o desenvolvimento do processo de fazejamento pedagógico."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID18709_TB4304_06122023104523.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO GOMES"
    "autor_nome_curto" => "ANTONIO"
    "autor_email" => "toninhoppl@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE CUIABÁ (UNIC / PITÁGORAS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97876
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4304
    "inscrito_id" => 18709
    "titulo" => "REPENSAR A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR NA PERSPECTIVA DA QUALIDADE DO FAZEJAMENTO PEDAGÓGICO."
    "resumo" => "Resultados advindos dos controladores educacionais externos e internos inerentes a defasagem de cada etapa do processo de alfabetização e domínio da língua Portuguesa e dos fundamentos da Matemática, evidenciam que parte dessas etapas foram inconclusas e/ou apresentara inconsistência durante sua execução. Acredita-se que tal inconsistência perpassara pelo viés da formação inicial do professor na perspectiva da qualidade do fazejamento pedagógico. O objetivo desse trabalho é compreender a dinâmica da trajetória acadêmica do professor, (recém-formado) no curso de Licenciatura em Pedagogia nos últimos dez (10) anos. Cuja pretensão, será conhecer a proposta pedagógica e o processo de realização do estágio, o qual é considerado elemento fundamental no processo de ensinar e aprender. A pesquisa é de natureza básica, com abordagem qualitativa (BAUER & GASKELL, 2012; GIL, 2019). Os instrumentos de coleta de dados são questionários semiestruturados e os dados serão analisados e categorizados pelo viés da análise de conteúdo (BARDIN, 2016). O referencial teórico coaduna entre si, dada a relevância e a cientificidade. A pesquisa possibilita reflexões sobre as políticas de formação de professores com ênfase na formação inicial e evidencia a necessidade de práticas consistentes que favoreçam o desenvolvimento do processo de fazejamento pedagógico."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID18709_TB4304_06122023104523.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO GOMES"
    "autor_nome_curto" => "ANTONIO"
    "autor_email" => "toninhoppl@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE CUIABÁ (UNIC / PITÁGORAS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Resultados advindos dos controladores educacionais externos e internos inerentes a defasagem de cada etapa do processo de alfabetização e domínio da língua Portuguesa e dos fundamentos da Matemática, evidenciam que parte dessas etapas foram inconclusas e/ou apresentara inconsistência durante sua execução. Acredita-se que tal inconsistência perpassara pelo viés da formação inicial do professor na perspectiva da qualidade do fazejamento pedagógico. O objetivo desse trabalho é compreender a dinâmica da trajetória acadêmica do professor, (recém-formado) no curso de Licenciatura em Pedagogia nos últimos dez (10) anos. Cuja pretensão, será conhecer a proposta pedagógica e o processo de realização do estágio, o qual é considerado elemento fundamental no processo de ensinar e aprender. A pesquisa é de natureza básica, com abordagem qualitativa (BAUER & GASKELL, 2012; GIL, 2019). Os instrumentos de coleta de dados são questionários semiestruturados e os dados serão analisados e categorizados pelo viés da análise de conteúdo (BARDIN, 2016). O referencial teórico coaduna entre si, dada a relevância e a cientificidade. A pesquisa possibilita reflexões sobre as políticas de formação de professores com ênfase na formação inicial e evidencia a necessidade de práticas consistentes que favoreçam o desenvolvimento do processo de fazejamento pedagógico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.