A genética de populações é um ramo da biologia que estuda a nível populacional a composição genética de um grupo de indivíduos e suas modificações ao longo do tempo por meio de estimativas de frequências alélicas, genotípicas e fenotípicas. Tendo em vista que esse campo de estudo é atrelado a cálculos, os discentes sentem dificuldade na resolução dos problemas e na compreensão dos conceitos, que são abstratos, pois muitas das vezes o professor utiliza métodos tradicionais. O objetivo é propor uma sequência didática sobre genética de populações com 7 etapas direcionadas aos estudantes do ensino médio utilizando, Mirabilis jalapa, a flor maravilha, para uma atividade prática e resolução de um problema. Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre os conteúdos da genética de populações através de livros e artigos científicos usando os descritores “ Genética de populações na escola” “ Sequências didáticas na genética”e “ Genética na escola” através das plataformas: Google Acadêmico e Periódicos Capes. A projeção da sequência didática foi organizada em 7 etapas: (1) revisão dos conceitos de genética, (2)conceito de população, (3) introdução a genética de populações e a importância de estudá-la (4) estimativas das frequências genotípicas, alélica e fenotípicas (5) Equilíbrio de Hardy-Weimberg (6) Coleta de flores maravilha e explicações de sua genética e por fim, (7) Realização da atividade utilizando a população de flores maravilha. A sequência didática é de suma importância para o ensino, por meio dela, é possível organizar, metodologicamente, e de forma sequencial, a execução das atividades, modelos e recursos didáticos. Aplicando aulas práticas e investigativas relacionadas, desenvolvendo eficientemente o processo de ensino-aprendizagem. Assim, é possível que os discentes entendam melhor os princípios da genética de populações relacionando com o dia-a-dia.