Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99877
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6890
    "inscrito_id" => 1090
    "titulo" => "A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)"
    "resumo" => "Este trabalho visa destacar a importância da inclusão de pessoas com deficiência na Educação de Jovens e Adultos (EJA), visto que este público alvo se torna vulnerável e fragilizado devido às circunstâncias histórico-sociais. Pois, percebendo a necessidade de estudos e práticas efetivas ao que tange a esta modalidade educacional, para que haja a efetivação da aprendizagem, o desenvolvimento, o pertencimento, o respeito, e a concepção deste direito, além da quebra de paradigma no que corresponde as dificuldades enfrentadas por estes educandos e de como são vistos e inseridos na sociedade. Proporcionando assim, novas possibilidades e oportunidades de combater a evasão e dar sentido e significação a EJA. Como ponto de partida para a discussão, este estudo teve como base os autores Pereira (2006), Arroyo (2017), Bondía (2002), Marquez (2020), entre outros. Os objetivos fundamentam-se em discutir a relevância da inclusão de pessoas adultas com deficiência, a responsabilidade educacional e a conscientização social, tendo em vista que a educação é um direito de e para todos, como também analisar a concretização desse direito na prática escolar e os desafios enfrentados pelos docentes. Apesar dos esforços para que a educação seja de fato inclusiva, são poucos os estudos que tentam compreender a relação entre a EJA e a Educação Especial, o que nos mostra, que é de suma importância adentrar no estudo e pesquisa. Portanto, apesar das barreiras e dificuldades existentes, a instituição deve garantir acessibilidade e a inclusão para todos de forma justa e igualitária."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID1090_TB6890_25112023160834.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MICHELE MARIA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MICHELE MARIA"
    "autor_email" => "michele.moliveira@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99877
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6890
    "inscrito_id" => 1090
    "titulo" => "A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)"
    "resumo" => "Este trabalho visa destacar a importância da inclusão de pessoas com deficiência na Educação de Jovens e Adultos (EJA), visto que este público alvo se torna vulnerável e fragilizado devido às circunstâncias histórico-sociais. Pois, percebendo a necessidade de estudos e práticas efetivas ao que tange a esta modalidade educacional, para que haja a efetivação da aprendizagem, o desenvolvimento, o pertencimento, o respeito, e a concepção deste direito, além da quebra de paradigma no que corresponde as dificuldades enfrentadas por estes educandos e de como são vistos e inseridos na sociedade. Proporcionando assim, novas possibilidades e oportunidades de combater a evasão e dar sentido e significação a EJA. Como ponto de partida para a discussão, este estudo teve como base os autores Pereira (2006), Arroyo (2017), Bondía (2002), Marquez (2020), entre outros. Os objetivos fundamentam-se em discutir a relevância da inclusão de pessoas adultas com deficiência, a responsabilidade educacional e a conscientização social, tendo em vista que a educação é um direito de e para todos, como também analisar a concretização desse direito na prática escolar e os desafios enfrentados pelos docentes. Apesar dos esforços para que a educação seja de fato inclusiva, são poucos os estudos que tentam compreender a relação entre a EJA e a Educação Especial, o que nos mostra, que é de suma importância adentrar no estudo e pesquisa. Portanto, apesar das barreiras e dificuldades existentes, a instituição deve garantir acessibilidade e a inclusão para todos de forma justa e igualitária."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID1090_TB6890_25112023160834.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MICHELE MARIA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MICHELE MARIA"
    "autor_email" => "michele.moliveira@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho visa destacar a importância da inclusão de pessoas com deficiência na Educação de Jovens e Adultos (EJA), visto que este público alvo se torna vulnerável e fragilizado devido às circunstâncias histórico-sociais. Pois, percebendo a necessidade de estudos e práticas efetivas ao que tange a esta modalidade educacional, para que haja a efetivação da aprendizagem, o desenvolvimento, o pertencimento, o respeito, e a concepção deste direito, além da quebra de paradigma no que corresponde as dificuldades enfrentadas por estes educandos e de como são vistos e inseridos na sociedade. Proporcionando assim, novas possibilidades e oportunidades de combater a evasão e dar sentido e significação a EJA. Como ponto de partida para a discussão, este estudo teve como base os autores Pereira (2006), Arroyo (2017), Bondía (2002), Marquez (2020), entre outros. Os objetivos fundamentam-se em discutir a relevância da inclusão de pessoas adultas com deficiência, a responsabilidade educacional e a conscientização social, tendo em vista que a educação é um direito de e para todos, como também analisar a concretização desse direito na prática escolar e os desafios enfrentados pelos docentes. Apesar dos esforços para que a educação seja de fato inclusiva, são poucos os estudos que tentam compreender a relação entre a EJA e a Educação Especial, o que nos mostra, que é de suma importância adentrar no estudo e pesquisa. Portanto, apesar das barreiras e dificuldades existentes, a instituição deve garantir acessibilidade e a inclusão para todos de forma justa e igualitária.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.