Este trabalho visa destacar a importância da inclusão de pessoas com deficiência na Educação de Jovens e Adultos (EJA), visto que este público alvo se torna vulnerável e fragilizado devido às circunstâncias histórico-sociais. Pois, percebendo a necessidade de estudos e práticas efetivas ao que tange a esta modalidade educacional, para que haja a efetivação da aprendizagem, o desenvolvimento, o pertencimento, o respeito, e a concepção deste direito, além da quebra de paradigma no que corresponde as dificuldades enfrentadas por estes educandos e de como são vistos e inseridos na sociedade. Proporcionando assim, novas possibilidades e oportunidades de combater a evasão e dar sentido e significação a EJA. Como ponto de partida para a discussão, este estudo teve como base os autores Pereira (2006), Arroyo (2017), Bondía (2002), Marquez (2020), entre outros. Os objetivos fundamentam-se em discutir a relevância da inclusão de pessoas adultas com deficiência, a responsabilidade educacional e a conscientização social, tendo em vista que a educação é um direito de e para todos, como também analisar a concretização desse direito na prática escolar e os desafios enfrentados pelos docentes. Apesar dos esforços para que a educação seja de fato inclusiva, são poucos os estudos que tentam compreender a relação entre a EJA e a Educação Especial, o que nos mostra, que é de suma importância adentrar no estudo e pesquisa. Portanto, apesar das barreiras e dificuldades existentes, a instituição deve garantir acessibilidade e a inclusão para todos de forma justa e igualitária.