Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TECENDO DIÁLOGOS COM OS FUTUROS PEDAGOGOS SOBRE APRENDIZAGENS CONSTRUÍDAS DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95423
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1028
    "inscrito_id" => 8124
    "titulo" => "TECENDO DIÁLOGOS COM OS FUTUROS PEDAGOGOS SOBRE APRENDIZAGENS CONSTRUÍDAS DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO"
    "resumo" => "Este estudo tem como objetivo dialogar com estudantes de Pedagogia de duas Universidades Federais do Centro Oeste sobre as aprendizagens construídas durante o Estágio Supervisionado (ES), bem como essas experiências impactaram sua formação inicial. Os Estágios foram realizados em escolas públicas com alunos de anos iniciais do Ensino Fundamental. Esses dados foram construídos em uma pesquisa mais ampla, cujo objeto foi Estágio Supervisionado. O ES é concebido como possibilidade de os estagiários desenvolverem posturas e habilidades de pesquisadores, a partir de situações concretas na escola, as quais permitem elaborar projetos que ao mesmo tempo buscam compreender e problematizar situações que surgem na prática pedagógica” (PIMENTA; LIMA, 2012). Optou-se pela metodologia qualitativa com abordagem de estudo de caso. Para recolher as informações, utilizou-se entrevistas semiestruturadas e análise de documentos públicos. Participaram deste estudo, 30 estudantes, sendo 15 de cada Universidade. Apreendeu-se do diálogo com estudantes que o ES: (a) deve possibilitar “a nossa acolhida na escola, senão a tensão aumenta e nos impede de identificar com esse ambiente”(E4); (b) “No estágio, fui me conscientizando da responsabilidade e das dificuldades da profissão. Por isso, observar os professores mais experientes foi muito enriquecedor” (E21); (c) “Vi que o professor tem de olhar para os alunos um por um. Todos aprendem, mas aprendem em seu tempo”(E5); (d) “Ali, no Estágio, percebi que um professor tem muita responsabilidade, pois as turmas são heterogêneas. Cada aluno tem seu jeito de aprender e o professor tem de ensinar a todos e a cada um de forma efetiva” (E8); (e) “Percebi que, para planejar, tem de conhecer os alunos, senão, não faz sentido para eles”(E9); (f) “O estágio é essencial. Aprendi que o professor tem de ser criativo, pesquisar, conhecer os alunos”(E1). Por fim, todos os estudantes construíram aprendizagem nas experiências do Estágio Supervisionado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID8124_TB1028_03102023192138.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NORMA L N QUEIROZ"
    "autor_nome_curto" => "NORMA LÚCIA"
    "autor_email" => "normaluciaqueiroz@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95423
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1028
    "inscrito_id" => 8124
    "titulo" => "TECENDO DIÁLOGOS COM OS FUTUROS PEDAGOGOS SOBRE APRENDIZAGENS CONSTRUÍDAS DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO"
    "resumo" => "Este estudo tem como objetivo dialogar com estudantes de Pedagogia de duas Universidades Federais do Centro Oeste sobre as aprendizagens construídas durante o Estágio Supervisionado (ES), bem como essas experiências impactaram sua formação inicial. Os Estágios foram realizados em escolas públicas com alunos de anos iniciais do Ensino Fundamental. Esses dados foram construídos em uma pesquisa mais ampla, cujo objeto foi Estágio Supervisionado. O ES é concebido como possibilidade de os estagiários desenvolverem posturas e habilidades de pesquisadores, a partir de situações concretas na escola, as quais permitem elaborar projetos que ao mesmo tempo buscam compreender e problematizar situações que surgem na prática pedagógica” (PIMENTA; LIMA, 2012). Optou-se pela metodologia qualitativa com abordagem de estudo de caso. Para recolher as informações, utilizou-se entrevistas semiestruturadas e análise de documentos públicos. Participaram deste estudo, 30 estudantes, sendo 15 de cada Universidade. Apreendeu-se do diálogo com estudantes que o ES: (a) deve possibilitar “a nossa acolhida na escola, senão a tensão aumenta e nos impede de identificar com esse ambiente”(E4); (b) “No estágio, fui me conscientizando da responsabilidade e das dificuldades da profissão. Por isso, observar os professores mais experientes foi muito enriquecedor” (E21); (c) “Vi que o professor tem de olhar para os alunos um por um. Todos aprendem, mas aprendem em seu tempo”(E5); (d) “Ali, no Estágio, percebi que um professor tem muita responsabilidade, pois as turmas são heterogêneas. Cada aluno tem seu jeito de aprender e o professor tem de ensinar a todos e a cada um de forma efetiva” (E8); (e) “Percebi que, para planejar, tem de conhecer os alunos, senão, não faz sentido para eles”(E9); (f) “O estágio é essencial. Aprendi que o professor tem de ser criativo, pesquisar, conhecer os alunos”(E1). Por fim, todos os estudantes construíram aprendizagem nas experiências do Estágio Supervisionado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID8124_TB1028_03102023192138.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NORMA L N QUEIROZ"
    "autor_nome_curto" => "NORMA LÚCIA"
    "autor_email" => "normaluciaqueiroz@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este estudo tem como objetivo dialogar com estudantes de Pedagogia de duas Universidades Federais do Centro Oeste sobre as aprendizagens construídas durante o Estágio Supervisionado (ES), bem como essas experiências impactaram sua formação inicial. Os Estágios foram realizados em escolas públicas com alunos de anos iniciais do Ensino Fundamental. Esses dados foram construídos em uma pesquisa mais ampla, cujo objeto foi Estágio Supervisionado. O ES é concebido como possibilidade de os estagiários desenvolverem posturas e habilidades de pesquisadores, a partir de situações concretas na escola, as quais permitem elaborar projetos que ao mesmo tempo buscam compreender e problematizar situações que surgem na prática pedagógica” (PIMENTA; LIMA, 2012). Optou-se pela metodologia qualitativa com abordagem de estudo de caso. Para recolher as informações, utilizou-se entrevistas semiestruturadas e análise de documentos públicos. Participaram deste estudo, 30 estudantes, sendo 15 de cada Universidade. Apreendeu-se do diálogo com estudantes que o ES: (a) deve possibilitar “a nossa acolhida na escola, senão a tensão aumenta e nos impede de identificar com esse ambiente”(E4); (b) “No estágio, fui me conscientizando da responsabilidade e das dificuldades da profissão. Por isso, observar os professores mais experientes foi muito enriquecedor” (E21); (c) “Vi que o professor tem de olhar para os alunos um por um. Todos aprendem, mas aprendem em seu tempo”(E5); (d) “Ali, no Estágio, percebi que um professor tem muita responsabilidade, pois as turmas são heterogêneas. Cada aluno tem seu jeito de aprender e o professor tem de ensinar a todos e a cada um de forma efetiva” (E8); (e) “Percebi que, para planejar, tem de conhecer os alunos, senão, não faz sentido para eles”(E9); (f) “O estágio é essencial. Aprendi que o professor tem de ser criativo, pesquisar, conhecer os alunos”(E1). Por fim, todos os estudantes construíram aprendizagem nas experiências do Estágio Supervisionado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.