Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ACESSIBILIDADE EM ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: UMA ANÁLISE SOBRE O PLANETÁRIO DE VITÓRIA.

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A cidade de Vitória na década de 1990 assumiu a perspectiva de uma cidade educadora, e o Planetário de Vitória foi o primeiro museu desse projeto. Hoje faz parte dos Centros de Ciência Educação e Cultura que são considerados um único museu “espalhado” pela capital, contando com 5 espaços (Escola da Ciência Física; Escola de Inovação; Escola da Ciência, Biologia e História; Praça da Ciência e Planetário de Vitória). Em 2016, com a publicação do estatuto da pessoa com deficiência, mudanças foram feitas em vários espaços para que se adequassem a essas normas e no Planetário de Vitória não foi diferente. Por ser um ambiente de educação não formal, algumas ferramentas foram desenvolvidas ao longo dos anos, mas até hoje são utilizadas. No entanto, se considerarmos a importância do planetário para a região, ao receber em torno de 35000 visitantes por ano, é necessário ir além e se adequar às normas do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e fazer o possível para que o espaço não seja só acessível, mas que também permita aos seus visitantes ter autonomia ao visitar o ambiente. Esse trabalho, busca fazer um levantamento das ferramentas existentes no espaço e sugerir outras mudanças estruturais e mediacionais para que a comunicação em astronomia no Planetário de Vitória alcance cada vez mais pessoas.

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