Pensar possibilidades de desmistificar a matemática como algo somente para alguns, difícil de ser compreendida, e motivação para exclusão, constitui-se num propósito daqueles que se debruçam sobre a melhoria do ensino nessa temática. Nessa perspectiva, consideramos a relevância do papel do docente e sua prática pedagógica nas mudanças de paradigmas, quebrando os ciclos que perduram por diversas gerações, investimos no conhecimento da realidade na qual estamos inseridos. Dessa forma, esse estudo tem como objetivos analisar, descrever e refletir sobre a organização da prática pedagógica no ensino de matemática nos anos iniciais em escolas municipais de Picos-PI. A investigação consiste numa pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, utilizando-se dos seguintes instrumentos para a coleta de dados: questionário misto e entrevista semiestruturada com docentes que lecionam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. O aporte teórico que embasa essa pesquisa são os autores: Carvalho (2016), Cordeiro Et Al (2016), Lorenzato (2008), Sousa e Sobrinho (2010), Oliveira e Silva (2011), Calaça e Sobrinho (2010), Franco (2012), Fiorentini (1998), Pimenta (1999), dentre outros. Os resultados iniciais apontam que, dentre os entrevistados, a maioria possui experiência como professores da disciplina de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, há concepções distintas sobre prática pedagógica. A pesquisa está em andamento e a partir do conhecimento desta realidade podemos refletir sobre a organização da prática pedagógica no ensino de matemática bem como encaminhar elementos para outros estudos e possíveis intervenções.