Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

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PRÁTICAS EDUCOMUNICATIVAS: USANDO OS RECURSOS MIDIÁTICOS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Palavra-chaves: EDUCOMUNICAÇÃO, LÍNGUA PORTUGUESA, MÍDIAS Comunicação Oral (CO) Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade Publicado em 22 de novembro de 2014

Resumo

O presente trabalho visa relatar as atividades desenvolvidas na Escola Municipal José Guilhermino Barbosa, localizada no bairro do Velame, em Campina Grande (PB). Onde a mesma foi campo de estágio para o desenvolvimento de diversas atividades educomunicativas voltadas ao ensino da língua portuguesa, e principalmente no que se refere ao processo de produção textual e leitura dos alunos da primeira fase do Ensino Fundamental. Fazendo uso de uma metodologia aberta e horizontal, onde todos compartilhavam seus pensamentos, objetivou-se contribuir, de forma diferenciada, na formação de cidadãos críticos e conscientes de seu papel na sociedade fazendo uso da mídia radiofônica, impressa, fotográfica e de vídeo para que assim fosse possível capacitá-los de conhecimento e habilidades especiais, tanto de produção oral, quanto de produção escrita. Foram diversas oficinas e palestras de cunho dinâmico e criativo durante as aulas, que propiciaram aos alunos a adquirirem uma linguagem e uma capacidade útil e necessária para a vivência e relacionamento destes com os meios de comunicação, bem como a utilização desses recursos e aparatos tecnológicos na sala de aula onde todos são protagonistas do conhecimento oferecendo momentos na escola para que, o futuro cidadão, venha sentir-se valorizado e participante de grande parte dos assuntos que a sociedade debate. Para tanto, foi necessário e usado para fundamentação teórica, estudos de SOARES (2011), FREIRE (2002), MATÊNCIO (1994) e outros.

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