O presente trabalho discorre sobre uma experiência no desenvolvimento e na implementação de uma disciplina eletiva desenvolvida para os licenciandos(as) em pedagogia do IFSuldeMinas-Campus Muzambinho. A disciplina eletiva intitulada Alfabetização Científica e Tecnológica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental tem o propósito de inserir os futuros(as) professores(as) em um espaço coletivo de construção de conhecimentos pautados na Ciência e Tecnologia, e assim, contribuir para a formação das crianças de forma efetiva e que propicie o desenvolvimento da criticidade e de habilidades que unam o universo científico e tecnológico. Em uma perspectiva qualitativa descritiva, que nos permite analisar as contribuições da aludida disciplina na formação inicial docente, o presente trabalho descreve tensões e perspectivas que emergiram na oferta desta disciplina eletiva e as implicações na formação inicial de professores(as). Os resultados apontam para a escassez de ações pautadas na Alfabetização Científico-Tecnológica na formação de pedagogos(as) e as dificuldades dos discentes em proporem atividades que favoreçam o pensamento crítico e reflexivo na profissão docente. Os argumentos dos(as) licenciandos(as) revelaram a necessidade de maiores aprofundamentos na temática para que eles se sintam mais seguros em contribuir para o desenvolvimento de práticas de ensino que valorizem aspectos da ciência e da tecnologia desde os anos iniciais da Educação Básica.