O objetivo geral deste trabalho é investigar a efetividade da aplicação de metodologias ativas no contexto da Educação a Distância nos anos finais do Ensino Fundamental para a autonomia e aprendizagem significativa; através de estudo de caso. A sociedade contemporânea tem vivido mudanças abruptas em relação à revolução tecnológica que modifica o pensar, o sentir, o fazer e o próprio sistema educacional, fazendo-se necessário o estudo desse tema. A problemática desse artigo refere-se ao porquê de os professores dos anos finais do Ensino Fundamental apresentarem dificuldades ao implementar metodologias ativas no sistema da educação à distância. A metodologia dessa pesquisa bibliográfica caracteriza-se como qualitativa e exploratória, através de um estudo de caso mediante a uma entrevista com um professor dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola de rede pública estadual no município de Campos dos Goytacazes/RJ. Contudo, averiguou-se com essa pesquisa que as metodologias ativas são poderosas ferramentas para a educação a distância nos anos finais do ensino fundamental. Os autores que enriqueceram essa investigação científica foram: Demo (2001), Valente (2014), Bacich e Moran (2018) e dentre outros.