Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CULTURA DIGITAL NA FORMAÇÃO DOCENTE: INSERÇÃO DAS PRÁTICAS DIGITAIS ATRAVÉS DO PIBID

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
0 of 0
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 94772 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 183 "inscrito_id" => 6014 "titulo" => "CULTURA DIGITAL NA FORMAÇÃO DOCENTE: INSERÇÃO DAS PRÁTICAS DIGITAIS ATRAVÉS DO PIBID" "resumo" => "Analisando o cenário nacional, principalmente pós-pandemia, as ferramentas da Cultura digital tem se mostrado uma forte aliada para o processo de ensino e aprendizagem, além de ser uma alternativa eficiente para os docentes que buscam aprimoramento de sua didática e prática pedagógica. Com alunos cada vez mais conectados, percebe-se um grande uso desse novo modelo de ensino dentro das instituições escolares que vem sendo implantado para acompanhar e desenvolver os estudantes em seu processo de formação. Este trabalho tem como objetivo mostrar o processo de inserção de novas tecnologias digitais como métodos didáticos através do ensino de História a partir da prática do PIBID nas vivências experimentadas pelos licenciandos em História da Universidade de Pernambuco, nas escolas da cidade de Nazaré da Mata, a Escola de Aplicação Professor Chaves e a EREM Don Vieira. A metodologia adotada baseia-se em pesquisas bibliográficas que analisam e constroem uma narrativa do ensino de História dentro da perspectiva digital e a sua contribuição para um aprendizado eficiente. O trabalho se caracteriza como qualitativo exploratório, que busca compreender desde o planejamento das aulas até a prática das mesmas, levando em consideração a realidade encontrada em cada unidade escolar. Como resultados, espera-se ouvir dos alunos suas experiências diante de novas abordagens em sala de aula e desenvolver nos docentes em formação, neste caso os pibidianos, a capacidade de expandir seu campo de atuação para além dos recursos tradicionais, como livros didáticos. É necessário, portanto, que novas ferramentas digitais sejam fortalecidas e, sobretudo, viabilizadas para serem utilizadas como aliadas em sala de aula, pois elas contribuem no desenvolvimento de novas formas de ensino, e afloram o interesse dos alunos que vivem ligados nas redes sociais, uma vez que, a sociedade como um todo já está vivenciando uma era digital.Analisando o cenário nacional, principalmente pós-pandemia, as ferramentas da Cultura digital tem se mostrado uma forte aliada para o processo de ensino e apren" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID6014_TB183_04102023192253.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EDUARDA RANIELLE FERREIRA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "MARIA EDUARDA" "autor_email" => "ranielleeduarda@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 94772 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 183 "inscrito_id" => 6014 "titulo" => "CULTURA DIGITAL NA FORMAÇÃO DOCENTE: INSERÇÃO DAS PRÁTICAS DIGITAIS ATRAVÉS DO PIBID" "resumo" => "Analisando o cenário nacional, principalmente pós-pandemia, as ferramentas da Cultura digital tem se mostrado uma forte aliada para o processo de ensino e aprendizagem, além de ser uma alternativa eficiente para os docentes que buscam aprimoramento de sua didática e prática pedagógica. Com alunos cada vez mais conectados, percebe-se um grande uso desse novo modelo de ensino dentro das instituições escolares que vem sendo implantado para acompanhar e desenvolver os estudantes em seu processo de formação. Este trabalho tem como objetivo mostrar o processo de inserção de novas tecnologias digitais como métodos didáticos através do ensino de História a partir da prática do PIBID nas vivências experimentadas pelos licenciandos em História da Universidade de Pernambuco, nas escolas da cidade de Nazaré da Mata, a Escola de Aplicação Professor Chaves e a EREM Don Vieira. A metodologia adotada baseia-se em pesquisas bibliográficas que analisam e constroem uma narrativa do ensino de História dentro da perspectiva digital e a sua contribuição para um aprendizado eficiente. O trabalho se caracteriza como qualitativo exploratório, que busca compreender desde o planejamento das aulas até a prática das mesmas, levando em consideração a realidade encontrada em cada unidade escolar. Como resultados, espera-se ouvir dos alunos suas experiências diante de novas abordagens em sala de aula e desenvolver nos docentes em formação, neste caso os pibidianos, a capacidade de expandir seu campo de atuação para além dos recursos tradicionais, como livros didáticos. É necessário, portanto, que novas ferramentas digitais sejam fortalecidas e, sobretudo, viabilizadas para serem utilizadas como aliadas em sala de aula, pois elas contribuem no desenvolvimento de novas formas de ensino, e afloram o interesse dos alunos que vivem ligados nas redes sociais, uma vez que, a sociedade como um todo já está vivenciando uma era digital.Analisando o cenário nacional, principalmente pós-pandemia, as ferramentas da Cultura digital tem se mostrado uma forte aliada para o processo de ensino e apren" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID6014_TB183_04102023192253.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EDUARDA RANIELLE FERREIRA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "MARIA EDUARDA" "autor_email" => "ranielleeduarda@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Analisando o cenário nacional, principalmente pós-pandemia, as ferramentas da Cultura digital tem se mostrado uma forte aliada para o processo de ensino e aprendizagem, além de ser uma alternativa eficiente para os docentes que buscam aprimoramento de sua didática e prática pedagógica. Com alunos cada vez mais conectados, percebe-se um grande uso desse novo modelo de ensino dentro das instituições escolares que vem sendo implantado para acompanhar e desenvolver os estudantes em seu processo de formação. Este trabalho tem como objetivo mostrar o processo de inserção de novas tecnologias digitais como métodos didáticos através do ensino de História a partir da prática do PIBID nas vivências experimentadas pelos licenciandos em História da Universidade de Pernambuco, nas escolas da cidade de Nazaré da Mata, a Escola de Aplicação Professor Chaves e a EREM Don Vieira. A metodologia adotada baseia-se em pesquisas bibliográficas que analisam e constroem uma narrativa do ensino de História dentro da perspectiva digital e a sua contribuição para um aprendizado eficiente. O trabalho se caracteriza como qualitativo exploratório, que busca compreender desde o planejamento das aulas até a prática das mesmas, levando em consideração a realidade encontrada em cada unidade escolar. Como resultados, espera-se ouvir dos alunos suas experiências diante de novas abordagens em sala de aula e desenvolver nos docentes em formação, neste caso os pibidianos, a capacidade de expandir seu campo de atuação para além dos recursos tradicionais, como livros didáticos. É necessário, portanto, que novas ferramentas digitais sejam fortalecidas e, sobretudo, viabilizadas para serem utilizadas como aliadas em sala de aula, pois elas contribuem no desenvolvimento de novas formas de ensino, e afloram o interesse dos alunos que vivem ligados nas redes sociais, uma vez que, a sociedade como um todo já está vivenciando uma era digital.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.