Este texto objetiva analisar a inserção das novas Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs como recursos didático-pedagógicos nas aulas de língua portuguesa. De acordo com Martines (2018), uma das ferramentas que pode ser usada como complemento na aprendizagem é o computador, pois, segundo a autora, essa ferramenta incentiva o interesse do aluno a querer aprender ao mesmo tempo em que promove satisfação tanto para o educador quanto para o educando. Metodologicamente, a pesquisa tem um caráter qualitativo, faz uso da pesquisa de campo e utiliza a entrevista como forma de construção dos dados. Teoricamente, utilizamos os estudos de Lévy (1999) sobre a Cibercultura, abordando o impacto das novas tecnologias, a essência da cibercultura e os problemas que a cercam, além dos estudos de Almeida e Prado (2009) e Moran, Masetto e Behreens (2000) que tratam da utilização das TICs como ferramentas didático-pedagógicas. Por fim, os dados preliminares nos levam a compreender que a utilização das TICs como recurso didático-pedagógico auxiliar no processo de processo de ensino-aprendizagem, assim como torna a prática docente mais atrativa aos educandos, na medida em que assume uma linguagem que lhe é mais familiar atualmente, a dos aplicativos e redes sociais.