SILVA, Ivanilde Lima et al.. O estágio supervisionado no ensino de geografia. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/96769>. Acesso em: 23/12/2024 05:16
O trabalho tem por objetivo discorrer sobre as experiências do estágio curricular supervisionado nos anos finais do ensino fundamental da rede pública de ensino, consolidando-se através de levantamento bibliográfico de caráter qualitativo na compreensão dos resultados obtidos por meio das experiências do estágio. O estágio supervisionado é uma das etapas mais importantes da vida acadêmica dos discentes, pois é um momento único no qual o acadêmico se permitirá refletir sobre sua carreira como futuro educador. O estágio supervisionado, é um componente curricular obrigatório para todos os estudantes do ensino superior, sendo assim, um componente curricular do curso de Geografia Licenciatura. Sabemos que a Geografia em seu processo evolutivo se caracteriza como uma ciência que sempre buscou conhecer e explicar as inúmeras interações entre o homem e a natureza, portanto, há uma necessidade de compreender a realidade na qual estão inseridos alunos e professores, não de forma fragmentada, mas em sua totalidade. Na UEMASUL o estágio é composto de três momentos: observação, planejamento e regência. Os resultados obtidos através do estágio supervisionado puderam comprovar as deficiências encontradas nas escolas públicas brasileiras, prédios em más condições, professores sobrecarregados, alunos em estado de vulnerabilidade socioeconômica, fator que implica diretamente o rendimento escolar, transporte escolar superlotados em condições desfavoráveis, no entanto, em meio a tantas diversidades, os alunos demonstraram interesse pelo conhecimento geográfico sugerido pelo livro didático utilizados em sala de aula. Nesse contexto, o ensino de geografia dentro do estágio é uma oportunidade para o discente exercer as práticas concebidas em sala de aula, contextualizando com a realidade escolar juntamente com as novas metodologias, na qual podem ser repassadas para os professores, servidores e alunos, fortalecendo a troca de experiências.