FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE BOAS PRÁTICAS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96967 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3078 "inscrito_id" => 5523 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE BOAS PRÁTICAS" "resumo" => "O presente estudo apresenta como objetivo compreender a importância da formação continuada dos professores na educação infantil para o desenvolvimento de boas práticas. Sendo assim, usou-se como metodologia uma pesquisa bibliográfica. Entende-se que a formação continuada é uma das colunas para uma intervenção de qualidade nas instituições de Educação Infantil. Dessa forma, os desafios para os professores são muitos, devemos levar em consideração as características infantis, avaliando a idade, as diversidades de comportamentos, os valores e o contexto onde estão inseridos. Sendo assim, o educador ganha a função de mediador do conhecimento e da aprendizagem, tendo como desafio a sistematização do saber pedagógico, proporcionando as crianças ambientes e relações de aprendizagens, valorizando e respeitando o espaço e o seu meio social. Nesse sentido, a formação continuada é um direito e um dever do educador, é necessário que o professor reconheça a importância e a sua participação de fato no processo de formação, em busca do objetivo principal que é melhorar o seu fazer docente, visando uma melhor qualificação profissional, comprometido com uma prática fundamentada, ressaltando uma educação de qualidade para todas as crianças envolvidas no processo de ensino e aprendizagem. A Base Nacional Comum Curricular, o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, Freire (1996), Kramer (1989), Imbérnon (2001), dentre outros, são algumas referências que nortearão nosso trabalho." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5523_TB3078_04102023160430.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIOCONDA MARIA MEDEIROS AZEVEDO" "autor_nome_curto" => "GIOCONDA" "autor_email" => "giocondammazevedo@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96967 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3078 "inscrito_id" => 5523 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE BOAS PRÁTICAS" "resumo" => "O presente estudo apresenta como objetivo compreender a importância da formação continuada dos professores na educação infantil para o desenvolvimento de boas práticas. Sendo assim, usou-se como metodologia uma pesquisa bibliográfica. Entende-se que a formação continuada é uma das colunas para uma intervenção de qualidade nas instituições de Educação Infantil. Dessa forma, os desafios para os professores são muitos, devemos levar em consideração as características infantis, avaliando a idade, as diversidades de comportamentos, os valores e o contexto onde estão inseridos. Sendo assim, o educador ganha a função de mediador do conhecimento e da aprendizagem, tendo como desafio a sistematização do saber pedagógico, proporcionando as crianças ambientes e relações de aprendizagens, valorizando e respeitando o espaço e o seu meio social. Nesse sentido, a formação continuada é um direito e um dever do educador, é necessário que o professor reconheça a importância e a sua participação de fato no processo de formação, em busca do objetivo principal que é melhorar o seu fazer docente, visando uma melhor qualificação profissional, comprometido com uma prática fundamentada, ressaltando uma educação de qualidade para todas as crianças envolvidas no processo de ensino e aprendizagem. A Base Nacional Comum Curricular, o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, Freire (1996), Kramer (1989), Imbérnon (2001), dentre outros, são algumas referências que nortearão nosso trabalho." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5523_TB3078_04102023160430.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIOCONDA MARIA MEDEIROS AZEVEDO" "autor_nome_curto" => "GIOCONDA" "autor_email" => "giocondammazevedo@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }