O presente estudo apresenta como objetivo compreender a importância da formação continuada dos professores na educação infantil para o desenvolvimento de boas práticas. Sendo assim, usou-se como metodologia uma pesquisa bibliográfica. Entende-se que a formação continuada é uma das colunas para uma intervenção de qualidade nas instituições de Educação Infantil. Dessa forma, os desafios para os professores são muitos, devemos levar em consideração as características infantis, avaliando a idade, as diversidades de comportamentos, os valores e o contexto onde estão inseridos. Sendo assim, o educador ganha a função de mediador do conhecimento e da aprendizagem, tendo como desafio a sistematização do saber pedagógico, proporcionando as crianças ambientes e relações de aprendizagens, valorizando e respeitando o espaço e o seu meio social. Nesse sentido, a formação continuada é um direito e um dever do educador, é necessário que o professor reconheça a importância e a sua participação de fato no processo de formação, em busca do objetivo principal que é melhorar o seu fazer docente, visando uma melhor qualificação profissional, comprometido com uma prática fundamentada, ressaltando uma educação de qualidade para todas as crianças envolvidas no processo de ensino e aprendizagem. A Base Nacional Comum Curricular, o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, Freire (1996), Kramer (1989), Imbérnon (2001), dentre outros, são algumas referências que nortearão nosso trabalho.