Este trabalho teve como objetivo principal promover a leitura como ferramenta de ensino e aprendizagem através de Histórias em Quadrinhos (HQs) na turma do 7º ano da Escola Estadual Indígena Eurico Mandulão. Com a atual visibilidade das histórias em quadrinhos no meio midiático, esse trabalho mostra como esse tipo de leitura pode influenciar, auxiliar e contribuir no processo de ensino-aprendizagem para as crianças que vivem na comunidade indígena Raimundão I, município do Alto Alegre/Roraima. Tais experiências foram vivenciadas a partir de um projeto de práticas de construção das HQs de acordo com as lendas e história indígenas daquela localidade. Por meio das HQs foi possível perceber e experienciar sensações variadas das crianças ao adquirir conhecimento, mostrar seus talentos ao desenharem, refletir sobre inúmeros assuntos, ou simplesmente pelo prazer de ler. A metodologia foi a pesquisa qualitativa, através das práticas de Estágio Curricular Supervisionado, fases 1: diagnóstico da Escola Estadual Indígena Eurico Mandulão e comunidade Indígena Raimundão I, para posteriormente construir a proposta de intervenção, visto que os alunos na série final do ensino fundamental I apresentam dificuldades de leitura. A seguir, a implementação da proposta pedagógica Construção das HQs. Como consideração final, observamos que as contribuições da pesquisa foram, principalmente, refletir por meio das práticas de leitura oportunizadas pelo professor aos alunos e colaborar com a formação leitora dos alunos indígenas da Escola Estadual Indígena Eurico Mandulão.