Neste trabalho, apresentamos uma proposta que visa estimular o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis de modo que a criança seja protagonista na construção da sua aprendizagem, considerando os princípios propostos pela Base Comum Curricular da Educação Infantil (BNCC - EI). As crianças de 4 a 5 anos participaram de todas as etapas do processo, realizado semanalmente junto as funcionárias do Centro de Convivência Infantil Ermelinda Ottoni de Souza Queiróz (CCIn) e dos alunos do curso de graduação da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiros - ESALQ/USP. A metodologia utilizada foi a interacionista tendo como base os princípios de Lev Vygotsky e Jean Piaget. A história usada como recurso foi “A Senhora Roda dos Alimentos” da autora Raquel Martins. Uma sequência didática foi elaborada para sistematizar o tempo e o espaço de aprendizagem e incluiu a história, vídeos educativos, obras de artistas plásticos, teatro, roda da conversa, brincadeiras musicais e jogos educativos. No final, foi construída uma roda dos alimentos que promoveu a curiosidade e interesse das crianças pelos alimentos saudáveis, entendendo que devem ser consumidos diariamente para a promoção da saúde e em detrimento aos industrializados/ultra processados que não devem ser consumidos diariamente e quando consumidos deve ser preferencialmente em pouca quantidade.