Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A INFLUÊNCIA DAS MÁQUINAS A VAPOR E A TERMODINÂMICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98883
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5592
    "inscrito_id" => 18212
    "titulo" => "PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A INFLUÊNCIA DAS MÁQUINAS A VAPOR E A TERMODINÂMICA"
    "resumo" => "Este trabalho evidencia um relato de prática pedagógica interdisciplinar realizada no âmbito escolar sobre temáticas que contemplam as ciências humanas e as ciências da natureza. O mesmo enfatizou uma contextualização sob a luz dos conteúdos da Revolução Industrial através da influência das máquinas a vapor e a Termodinâmica. Dessa forma, trabalhar a física utilizando metodologias interdisciplinares, permitiu que os alunos tivessem uma aprendizagem mais significativa, participativa e dinâmica, ao invés de apenas receber o conteúdo de forma passiva. Assim, no bojo do que compreendemos como prática pedagógica interdisciplinar como uma experiência educacional em que diferentes disciplinas são integradas para abordar um determinado tema ou conceito. Diante dessa premissa, o objetivo deste trabalho foi apresentar uma proposta de ensino interdisciplinar que relacionasse o surgimento das máquinas térmicas durante a Revolução Industrial com a aplicação prática da física por meio de um experimento de construção de um barco a vapor, com os alunos da 2ª série do Ensino Médio, da escola Plínio Ramos Coelho, da rede estadual de ensino/Humaitá-AM. Para isso, a abordagem metodológica utilizada foi o método qualitativo e experimental, o qual permitiu aos alunos compreenderem o funcionamento das máquinas térmicas e suas consequências históricas, além de desenvolver habilidades práticas pela ciência e tecnologia. Diante dos resultados, podemos inferir que o trabalho com experimentos em sala de aula foi uma forma eficaz de despertar o interesse dos estudantes e facilitar a compreensão de conceitos complexos. No caso das máquinas térmicas e a Revolução Industrial não são diferentes; é possível demonstrar na prática como funcionam as máquinas térmicas e como elas foram fundamentais às transformações da sociedade durante à Revolução Industrial. Portanto, o experimento se mostrou eficaz na compreensão dos conceitos e no engajamento dos estudantes, contribuindo para a formação acadêmica e profissional."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID18212_TB5592_10112023195424.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO DHIONE ANDRADE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DHIONE"
    "autor_email" => "antoniodhione@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE (UFAC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98883
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5592
    "inscrito_id" => 18212
    "titulo" => "PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A INFLUÊNCIA DAS MÁQUINAS A VAPOR E A TERMODINÂMICA"
    "resumo" => "Este trabalho evidencia um relato de prática pedagógica interdisciplinar realizada no âmbito escolar sobre temáticas que contemplam as ciências humanas e as ciências da natureza. O mesmo enfatizou uma contextualização sob a luz dos conteúdos da Revolução Industrial através da influência das máquinas a vapor e a Termodinâmica. Dessa forma, trabalhar a física utilizando metodologias interdisciplinares, permitiu que os alunos tivessem uma aprendizagem mais significativa, participativa e dinâmica, ao invés de apenas receber o conteúdo de forma passiva. Assim, no bojo do que compreendemos como prática pedagógica interdisciplinar como uma experiência educacional em que diferentes disciplinas são integradas para abordar um determinado tema ou conceito. Diante dessa premissa, o objetivo deste trabalho foi apresentar uma proposta de ensino interdisciplinar que relacionasse o surgimento das máquinas térmicas durante a Revolução Industrial com a aplicação prática da física por meio de um experimento de construção de um barco a vapor, com os alunos da 2ª série do Ensino Médio, da escola Plínio Ramos Coelho, da rede estadual de ensino/Humaitá-AM. Para isso, a abordagem metodológica utilizada foi o método qualitativo e experimental, o qual permitiu aos alunos compreenderem o funcionamento das máquinas térmicas e suas consequências históricas, além de desenvolver habilidades práticas pela ciência e tecnologia. Diante dos resultados, podemos inferir que o trabalho com experimentos em sala de aula foi uma forma eficaz de despertar o interesse dos estudantes e facilitar a compreensão de conceitos complexos. No caso das máquinas térmicas e a Revolução Industrial não são diferentes; é possível demonstrar na prática como funcionam as máquinas térmicas e como elas foram fundamentais às transformações da sociedade durante à Revolução Industrial. Portanto, o experimento se mostrou eficaz na compreensão dos conceitos e no engajamento dos estudantes, contribuindo para a formação acadêmica e profissional."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID18212_TB5592_10112023195424.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO DHIONE ANDRADE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DHIONE"
    "autor_email" => "antoniodhione@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE (UFAC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho evidencia um relato de prática pedagógica interdisciplinar realizada no âmbito escolar sobre temáticas que contemplam as ciências humanas e as ciências da natureza. O mesmo enfatizou uma contextualização sob a luz dos conteúdos da Revolução Industrial através da influência das máquinas a vapor e a Termodinâmica. Dessa forma, trabalhar a física utilizando metodologias interdisciplinares, permitiu que os alunos tivessem uma aprendizagem mais significativa, participativa e dinâmica, ao invés de apenas receber o conteúdo de forma passiva. Assim, no bojo do que compreendemos como prática pedagógica interdisciplinar como uma experiência educacional em que diferentes disciplinas são integradas para abordar um determinado tema ou conceito. Diante dessa premissa, o objetivo deste trabalho foi apresentar uma proposta de ensino interdisciplinar que relacionasse o surgimento das máquinas térmicas durante a Revolução Industrial com a aplicação prática da física por meio de um experimento de construção de um barco a vapor, com os alunos da 2ª série do Ensino Médio, da escola Plínio Ramos Coelho, da rede estadual de ensino/Humaitá-AM. Para isso, a abordagem metodológica utilizada foi o método qualitativo e experimental, o qual permitiu aos alunos compreenderem o funcionamento das máquinas térmicas e suas consequências históricas, além de desenvolver habilidades práticas pela ciência e tecnologia. Diante dos resultados, podemos inferir que o trabalho com experimentos em sala de aula foi uma forma eficaz de despertar o interesse dos estudantes e facilitar a compreensão de conceitos complexos. No caso das máquinas térmicas e a Revolução Industrial não são diferentes; é possível demonstrar na prática como funcionam as máquinas térmicas e como elas foram fundamentais às transformações da sociedade durante à Revolução Industrial. Portanto, o experimento se mostrou eficaz na compreensão dos conceitos e no engajamento dos estudantes, contribuindo para a formação acadêmica e profissional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.