O presente estudo tem como objetivo abordar a relação entre o perfil sociocultural dos gestores e a concepção de gestão existente das escolas da rede municipal de Picos-PI A gestão escolar tem se constituído como parte integrante do processo de melhoria da qualidade das escolas públicas. A gestão democrática e participativa se contrapõe aos modelos burocráticos e autoritários e vem sendo pensada na perspectiva da transformação das escolas da rede pública de educação básica. Pensando nisso, perguntamos qual a relação entre o perfil dos gestores e a concepção de gestão das escolas de ensino fundamental da cidade? Este trabalho foi desenvolvido a partir da análise descritiva de questionários direcionados aos gestores, coordenadores e secretários lotados em 14 escolas do Município. Como parte da metodologia foi desenvolvida uma análise descritiva crítica desses questionários. Para fundamentar a análise dos dados e as discussões, utilizou-se autores como Castro (2008), Godinho (2013), Paro (2011), entre outros. Como resultados, percebe-se que o acesso à função de gestor nessas escolas se dá por meio de contratação informal, resultado de confiabilidade política, o que resulta numa retribuição salarial abaixo do piso dos profissionais da educação básica e na ausência de autonomia administrativa da escola. As escolas da rede municipal se encontram baseadas em processos administrativos burocráticos e gerenciais, vez que inexiste um processo democrático de escolha dos gestores das escolas da rede.