Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

NARRATIVAS DE FORMAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE EXPERIENCIAS E DESAFIOS NA FORMAÇÃO DOCENTE.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99615
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6537
    "inscrito_id" => 2941
    "titulo" => "NARRATIVAS DE FORMAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE EXPERIENCIAS E DESAFIOS NA FORMAÇÃO DOCENTE."
    "resumo" => "Esta comunicação tem como objetivo apresentar um estudo investigativo com foco nas narrativas de formação docente, nas experiências e desafios enfrentados durante esse processo. A formação dos professores é um processo contínuo e exerce um papel fundamental na qualidade da educação, assim, compreender suas vivências é essencial para revisitar e aperfeiçoar as práticas educacionais de acordo as necessidades de aprendizado dos educandos. Através da coleta e análise de narrativas de professores busca-se identificar os desafios encontrados ao longo dessa jornada focalizando questões como a relação entre teoria e prática, a adaptação às demandas do ambiente escolar, a aquisição de habilidades pedagógicas e a construção de identidade profissional. A análise das narrativas permitirá compreender as estratégias utilizadas pelos professores para enfrentar esses desafios, bem como os impactos dessas experiências em sua prática educativa. Além disso, serão apresentadas reflexões sobre possíveis melhorias na formação docente, considerando os relatos e experiências compartilhados pelos educadores; e discutidos aspectos relacionados ás práticas desenvolvidas nas salas de aulas e sua relação com formação e o desenvolvimento profissional dos educadores de forma que possa contribuir para uma formação docente mais efetiva e alinhada às demandas educacionais contemporâneas. Espera-se que este estudo promova o diálogo, estimulando reflexões sobre a importância da formação docente e a superação dos desafios enfrentados nesse processo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID2941_TB6537_10122023222856.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SELMA MARIA BATISTA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "SELMA MARIA"
    "autor_email" => "selmamboliveira@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99615
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6537
    "inscrito_id" => 2941
    "titulo" => "NARRATIVAS DE FORMAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE EXPERIENCIAS E DESAFIOS NA FORMAÇÃO DOCENTE."
    "resumo" => "Esta comunicação tem como objetivo apresentar um estudo investigativo com foco nas narrativas de formação docente, nas experiências e desafios enfrentados durante esse processo. A formação dos professores é um processo contínuo e exerce um papel fundamental na qualidade da educação, assim, compreender suas vivências é essencial para revisitar e aperfeiçoar as práticas educacionais de acordo as necessidades de aprendizado dos educandos. Através da coleta e análise de narrativas de professores busca-se identificar os desafios encontrados ao longo dessa jornada focalizando questões como a relação entre teoria e prática, a adaptação às demandas do ambiente escolar, a aquisição de habilidades pedagógicas e a construção de identidade profissional. A análise das narrativas permitirá compreender as estratégias utilizadas pelos professores para enfrentar esses desafios, bem como os impactos dessas experiências em sua prática educativa. Além disso, serão apresentadas reflexões sobre possíveis melhorias na formação docente, considerando os relatos e experiências compartilhados pelos educadores; e discutidos aspectos relacionados ás práticas desenvolvidas nas salas de aulas e sua relação com formação e o desenvolvimento profissional dos educadores de forma que possa contribuir para uma formação docente mais efetiva e alinhada às demandas educacionais contemporâneas. Espera-se que este estudo promova o diálogo, estimulando reflexões sobre a importância da formação docente e a superação dos desafios enfrentados nesse processo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID2941_TB6537_10122023222856.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SELMA MARIA BATISTA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "SELMA MARIA"
    "autor_email" => "selmamboliveira@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Esta comunicação tem como objetivo apresentar um estudo investigativo com foco nas narrativas de formação docente, nas experiências e desafios enfrentados durante esse processo. A formação dos professores é um processo contínuo e exerce um papel fundamental na qualidade da educação, assim, compreender suas vivências é essencial para revisitar e aperfeiçoar as práticas educacionais de acordo as necessidades de aprendizado dos educandos. Através da coleta e análise de narrativas de professores busca-se identificar os desafios encontrados ao longo dessa jornada focalizando questões como a relação entre teoria e prática, a adaptação às demandas do ambiente escolar, a aquisição de habilidades pedagógicas e a construção de identidade profissional. A análise das narrativas permitirá compreender as estratégias utilizadas pelos professores para enfrentar esses desafios, bem como os impactos dessas experiências em sua prática educativa. Além disso, serão apresentadas reflexões sobre possíveis melhorias na formação docente, considerando os relatos e experiências compartilhados pelos educadores; e discutidos aspectos relacionados ás práticas desenvolvidas nas salas de aulas e sua relação com formação e o desenvolvimento profissional dos educadores de forma que possa contribuir para uma formação docente mais efetiva e alinhada às demandas educacionais contemporâneas. Espera-se que este estudo promova o diálogo, estimulando reflexões sobre a importância da formação docente e a superação dos desafios enfrentados nesse processo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.