Buscando romper com a ideia de que a Educação de Jovens e Adultos, a EJA, é uma forma de Educação Infantil para jovens e adultos, nesse texto foi feita uma sistematização de alguns textos que tratam de EJA com foco em destacar as especificidades dos discentes dessa modalidade de ensino. O aporte teórico principal para essa análise conta com os trabalhos de Paiva (2006), Pinto (2003) e Freire (1999), patrono da educação brasileira cujas contribuições são indispensáveis a qualquer texto que trata de Educação e suas especificidades. Além desses materiais, os textos de Henrique, Carvalho Neto e Baracho (2013) e Cavalcante, Pereira e Rocha (2019) trazem contribuições relevantes para essa análise, principalmente no que diz respeito à história da EJA. Inicialmente são trazidos alguns pontos importantes sobre a história da Educação de Jovens e Adultos e, posteriormente são discutidas propriamente as especificidades dos alunos dessa modalidade de ensino. O estudo é finalizado com as palavras de Paiva (2006), pesquisadora que sintetiza em seu artigo a necessidade de se atentar às particularidades dos discentes para efetivamente construir uma prática pedagógica libertadora. Ao fim dessa escrita, foi possível compreender ainda mais sobre a história da EJA e suas especificidades, bem como entender a complexidade que é o processo de ensino de jovens e adultos.