Este artigo busca trazer reflexões sobre o tema evasão escolar, tendo como objeto de estudo as turmas de ensino médio integrado aos cursos técnicos, de um campus do Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC. Devido à complexidade das causas desse fenômeno, pretendemos discutir a evasão escolar a partir do contexto social em tempos de adversidades e desigualdades. Levando em consideração, a expansão e interiorização das instituições federais de ensino, as tendências educacionais no tocante às reformas com foco na formação dos jovens, os números apresentados pelo IBGE 2022 sobre a evasão no ensino médio, e as perspectivas para o mundo do trabalho nos quadros em que se apresenta a sociedade capitalista em suas condições estruturais de desigualdade e de exclusão procuramos visualizar como as políticas públicas de educação expressam alguma garantia de acesso e permanência dos jovens na educação básica de nível médio. Depreende-se que a educação é parte das características dos indivíduos e das sociedades, estando diretamente ligada ao trabalho e as suas transformações, sendo por isso, uma prática social em constante movimento que desperta múltiplos interesses. Para este estudo, abordamos a concepção de educação numa perspectiva materialista histórico-dialética optamos pela metodologia de levantamento bibliográfico de autores que trabalham sobre os temas que envolvem a evasão e as pautas do ensino médio integrado no Brasil, como, Frigotto (2005), Ciavatta e Ramos (2012), entre outros. Para alicerçar alguns dos conceitos referentes ao tema da evasão em sentido universal recorremos a Dore e Lüscher (2011); Ferreira (2013); Azevedo (2006); Setúbal (2010), Figueiredo e Salles (2017). Alicerçado nas autoras Martins e Santos (2021), entre outros, posicionamos o debate sobre o ensino médio e a formação de jovens. Esse trabalho revela um impacto positivo das políticas públicas, como por exemplo, a expansão e interiorização das instituições federais de ensino, na tríade contra a evasão, sendo o acesso, a permanência e o êxito dos estudantes, porém destaca-se a importância de continuidade no trabalho das ações que as aproximam da comunidade local e as tornam mais efetivas.