POESIA SLAM: VARIEDADE LINGUÍSTICA, ARTE DE RESISTÊNCIA, FALARES NORDESTINOS E AFRICANOS NO PORTUGUÊS BRASILEIRO - DIÁLOGOS EM SALA DE AULA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97858 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4283 "inscrito_id" => 18808 "titulo" => "POESIA SLAM: VARIEDADE LINGUÍSTICA, ARTE DE RESISTÊNCIA, FALARES NORDESTINOS E AFRICANOS NO PORTUGUÊS BRASILEIRO - DIÁLOGOS EM SALA DE AULA" "resumo" => ": Neste artigo, os autores revisitam conceitos e elementos centrais da manifestação artística “Poesia Slam”, apresentando algumas variedades linguísticas presentes nas batalhas de poesias de slammers nordestinos e como expressões afro-brasileiras representam a luta de resistência desses poetas na estruturação de suas identidades. Objetivando refletir sobre as variedades linguísticas nordestinas e os falares afro-brasileiros presentes na Poesia Slam e como essas características linguísticas são influenciadas pela luta de resistência desses poetas e possibilitam, como gênero textual-oral, levar essa experiência para a sala de aula. Na sequência, trazem a proposta da utilização desse gênero textual-oral no contexto escolar, num processo de construção de diálogos promotores de letramento. Dessa forma, há uma aproximação da experiência artística e de resistência fora da escola para dentro desta, abrindo possibilidades de aprendizagens compartilhadas, considerando contexto, enfrentamentos, conquistas significativas e variedades do português brasileiro. A proposta teórico-metodológica teve como foco a análise sociolinguística do poema-slam intitulado "Mas é tudo a mesma merda esse tal de nordestino?", da slammer pernambucana Bell Puã, disponível no YouTube. Baseando-se nos estudos de BASSO (2019), MUSSALIM; BENTES (2012); COELHO (2018); ANTUNES (2003), BORTONI-RICARDO (2004) PESSOA DE CASTRO (1977) e MENDONÇA (2012), entre outros teóricos. As análises apontam que existe no uso da fala do eu-lírico marcas de oralidade que revelam fatores sociais presentes nas falas de nordestinos, além de expressões oriundas dos povos africanos como marcas de identidade de luta e resistência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18808_TB4283_18102023161800.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANA COSTA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "FABIANA" "autor_email" => "fabiana.costadesousa09@gm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97858 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4283 "inscrito_id" => 18808 "titulo" => "POESIA SLAM: VARIEDADE LINGUÍSTICA, ARTE DE RESISTÊNCIA, FALARES NORDESTINOS E AFRICANOS NO PORTUGUÊS BRASILEIRO - DIÁLOGOS EM SALA DE AULA" "resumo" => ": Neste artigo, os autores revisitam conceitos e elementos centrais da manifestação artística “Poesia Slam”, apresentando algumas variedades linguísticas presentes nas batalhas de poesias de slammers nordestinos e como expressões afro-brasileiras representam a luta de resistência desses poetas na estruturação de suas identidades. Objetivando refletir sobre as variedades linguísticas nordestinas e os falares afro-brasileiros presentes na Poesia Slam e como essas características linguísticas são influenciadas pela luta de resistência desses poetas e possibilitam, como gênero textual-oral, levar essa experiência para a sala de aula. Na sequência, trazem a proposta da utilização desse gênero textual-oral no contexto escolar, num processo de construção de diálogos promotores de letramento. Dessa forma, há uma aproximação da experiência artística e de resistência fora da escola para dentro desta, abrindo possibilidades de aprendizagens compartilhadas, considerando contexto, enfrentamentos, conquistas significativas e variedades do português brasileiro. A proposta teórico-metodológica teve como foco a análise sociolinguística do poema-slam intitulado "Mas é tudo a mesma merda esse tal de nordestino?", da slammer pernambucana Bell Puã, disponível no YouTube. Baseando-se nos estudos de BASSO (2019), MUSSALIM; BENTES (2012); COELHO (2018); ANTUNES (2003), BORTONI-RICARDO (2004) PESSOA DE CASTRO (1977) e MENDONÇA (2012), entre outros teóricos. As análises apontam que existe no uso da fala do eu-lírico marcas de oralidade que revelam fatores sociais presentes nas falas de nordestinos, além de expressões oriundas dos povos africanos como marcas de identidade de luta e resistência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18808_TB4283_18102023161800.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANA COSTA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "FABIANA" "autor_email" => "fabiana.costadesousa09@gm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }