O Programa Residência Pedagógica favorece a articulação entre a universidade e as escolas da Educação Básica, inserido os futuros professores em espaços de participação e reflexão propícios para a construção de um conhecimento profissional docente. Nestes espaços, as experiências vivenciadas promovem a constituição de uma identidade docente pautada em características e capacidades especificas do movimento de tornar-se professor, aspectos presentes na dimensão da profissionalidade docente. Nesta perspectiva, este estudo tem como objetivo analisar indícios do desenvolvimento da profissionalidade docente em Matemática a partir das experiências de bolsistas do Programa Residência Pedagógica do campus Campina Grande do Instituto Federal da Paraíba. Para o alcance do objetivo, utilizamos a abordagem qualitativa, coletando os dados através de entrevistas semiestruturada com bolsistas que fazem parte do núcleo 3. Após a análise das repostas, evidenciamos que a inserção no campo profissional no momento da formação inicial, por meio do programa, permite conhecer diferentes materiais e abordagens didáticas para o ensino de Matemática, assim como, potencializar a dimensão dialógica na mediação da atividade docente em contanto com as orientações e diretrizes da preceptora e do docente orientador. Apontamos, ainda, indícios de contribuições do programa no desenvolvimento da profissionalidade docente ao olhar as ações realizadas pelos bolsistas, principalmente, no que tange a postura dialógica, o comprometimento e a reflexão crítica do lugar (universidade/escola) onde vivenciam as experiências.