CONTRIBUIÇÃO DO JOGO DIDÁTICO “LUDO AMPHIBIA” PARA O ENSINO DE ZOOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96001 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1771 "inscrito_id" => 13257 "titulo" => "CONTRIBUIÇÃO DO JOGO DIDÁTICO “LUDO AMPHIBIA” PARA O ENSINO DE ZOOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "No Ensino de Ciências, a zoologia é uma área abrangente da biologia dedicada ao estudo dos animais em suas diferentes formas. Embora o Brasil abrigue a maior biodiversidade de anfíbios do mundo, o ensino e a pesquisa a respeito deles são bastante escassos. Muitos professores têm dificuldades de abordar a temática e, muitas vezes, o fazem por meio do método tradicional, dando ênfase à memorização e à replicação de nomenclaturas, o que gera desinteresse e perda de curiosidade dos educandos. Dessa maneira, o jogo “Ludo Amphibia” foi desenvolvido com o objetivo de trabalhar esse conteúdo de forma dinâmica e divertida, através da resolução de questões por estudantes do 7° ano da Escola Rural de Ensino Fundamental Maria Veríssimo de Sousa, localizada na cidade de Caturité, PB. Como forma de verificar o rendimento dos alunos após a intervenção foi aplicado um questionário com perguntas específicas sobre o assunto e outras de cunho avaliativo sobre o recurso empregado. Os resultados obtidos mostraram que 100% dos estudantes conseguiram identificar os anfíbios e que das 120 respostas obtidas sobre o assunto, 75% (n = 90) estavam corretas, 23,3% (n = 27) estavam incorretas e 1,7% (n = 2) não foram respondidas. As respostas incorretas ou deixadas sem resposta estavam relacionadas primordialmente a aspectos taxonômicos não muito familiares aos alunos nessa fase. Quanto ao jogo, pode-se afirmar que os participantes mostraram-se satisfeitos, com 96% relatando que aulas lúdicas, com utilização de jogos didáticos, facilitam a aprendizagem da zoologia, uma vez despertam motivação, curiosidade, euforia, competição sadia, cooperação e reflexões acerca do conteúdo. Portanto, pode-se afirmar que o jogo didático empregado, como método dinâmico de ensino, conseguiu integrar o conhecimento com o lúdico, cumprindo seu objetivo de maneira eficaz." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13257_TB1771_09112023175935.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PLÍNIO JOSÉ CORDEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "PLÍNIO" "autor_email" => "plinio.silva@aluno.uepb.e" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96001 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1771 "inscrito_id" => 13257 "titulo" => "CONTRIBUIÇÃO DO JOGO DIDÁTICO “LUDO AMPHIBIA” PARA O ENSINO DE ZOOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "No Ensino de Ciências, a zoologia é uma área abrangente da biologia dedicada ao estudo dos animais em suas diferentes formas. Embora o Brasil abrigue a maior biodiversidade de anfíbios do mundo, o ensino e a pesquisa a respeito deles são bastante escassos. Muitos professores têm dificuldades de abordar a temática e, muitas vezes, o fazem por meio do método tradicional, dando ênfase à memorização e à replicação de nomenclaturas, o que gera desinteresse e perda de curiosidade dos educandos. Dessa maneira, o jogo “Ludo Amphibia” foi desenvolvido com o objetivo de trabalhar esse conteúdo de forma dinâmica e divertida, através da resolução de questões por estudantes do 7° ano da Escola Rural de Ensino Fundamental Maria Veríssimo de Sousa, localizada na cidade de Caturité, PB. Como forma de verificar o rendimento dos alunos após a intervenção foi aplicado um questionário com perguntas específicas sobre o assunto e outras de cunho avaliativo sobre o recurso empregado. Os resultados obtidos mostraram que 100% dos estudantes conseguiram identificar os anfíbios e que das 120 respostas obtidas sobre o assunto, 75% (n = 90) estavam corretas, 23,3% (n = 27) estavam incorretas e 1,7% (n = 2) não foram respondidas. As respostas incorretas ou deixadas sem resposta estavam relacionadas primordialmente a aspectos taxonômicos não muito familiares aos alunos nessa fase. Quanto ao jogo, pode-se afirmar que os participantes mostraram-se satisfeitos, com 96% relatando que aulas lúdicas, com utilização de jogos didáticos, facilitam a aprendizagem da zoologia, uma vez despertam motivação, curiosidade, euforia, competição sadia, cooperação e reflexões acerca do conteúdo. Portanto, pode-se afirmar que o jogo didático empregado, como método dinâmico de ensino, conseguiu integrar o conhecimento com o lúdico, cumprindo seu objetivo de maneira eficaz." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13257_TB1771_09112023175935.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PLÍNIO JOSÉ CORDEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "PLÍNIO" "autor_email" => "plinio.silva@aluno.uepb.e" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }