Durante muito tempo o ensino da matemática na escola tradicional deram-se por intermédio de metodologias de ensino centradas na memorização, repetição e transferência de conhecimentos do professor para o aluno, sem o estabelecimento semântico direto com a realidade desses sujeito que estavam passando pelo processo de aquisição do saber matemático, promovendo a formação de adultos que não enxergam a importância deste componente curricular na atualidade. Hoje, em pleno século XXI, as práticas tradicionais no ensino da matemática ainda se fazem presentes no cotidiano escolar, reproduzindo as mesmas práticas que foram nocivas para as crianças do século no contexto contemporâneo. Com base nisso, a utilização dos jogos didáticos no ensino da matemática tem se tornado uma alternativa relevante perante esse ensino baseado em técnicas e regra, memorístico e muits vezes tedioso. Compreendendo que podemos aprender de diversas maneiras, inclusive jogando, o presente artigo tem como objetivo discutir as implicações dos jogos pedagógicos na educação, sobretudo, no ensino da matemática. Para isso, foi realizada uma pesquisa, tomando como referência dissertações já concluídas e trabalhos publicados na biblioteca virtual de dissertações da UEPB, no recorte temporal dos últimos dez anos, a fim de consultar os trabalhos publicados que discutem sobre esta temática. Além do mais, a fim de complementar este levantamento, foram consultadas por intermédio de entrevistas pessoas das mais variadas gerações, a fim de realizar um paralelo intergeracional identificando avanços e limitações do recurso jogo didático no ensino da matemática.