Ao longo dos últimos quinze anos, o estado Ceará, através da Secretaria de Educação, no âmbito do Programa Aprendizagem na Idade Certa vem consolidando uma política de formação de leitores em todos os 184 municípios cearenses. O trabalho de planejamento e execução dessa política vem sendo realizado pelo Eixo de Literatura e Formação do Leitor. Este busca desenvolver um conjunto de saberes culturais, literários e sociais que possibilitem a fecundar competências que permitam ler o mundo de uma forma aprimorada e plural, contribuindo para a formação de sujeitos críticos, capazes de ler e interrogar a práxis. Para tanto, o Eixo promove formações para os professores voltadas para o ensino da leitura literária, criação e dinamização de acervos literários desde a educação infantil ao 9º ano do ensino fundamental. O foco do presente estudo é analisar a proposta pedagógica que o Eixo desenvolve para a educação infantil aos anos iniciais denominada Bib-baú. O estudo é de cunho teórico e tem por finalidade dialogar com a prática do professor, ampliando as possibilidades de trabalho com o texto literário em sala de aula. Nossa investigação está ancorada nos estudos sobre educação literária (AZEVEDO E BALÇA, 2016; LEAHY-DIOS, 2004; COLOMER, 2007; COSSON, 2014, 2016); Círculo de Cultura (FREIRE, 2004) e formação de leitores (COLOMER, 2003; SOARES, 2017; ZILBERMAN (2003) entre outros. Compreende-se que a proposta do Bib-baú é fortalecer a presença da literatura na escola pública cearense desde a mais tenra idade e promover a formação de leitores através de um trabalho planificado e organizado com o texto literário presente no dia a dia da sala de aula.