A BIB-BAÚ COMO PRÁTICA DE LEITURA LITERÁRIA PARA CRIANÇAS DA ESCOLA PÚBLICA CEARENSE ATENDIDAS PELO PAIC INTEGRAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 94861 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 296 "inscrito_id" => 7826 "titulo" => "A BIB-BAÚ COMO PRÁTICA DE LEITURA LITERÁRIA PARA CRIANÇAS DA ESCOLA PÚBLICA CEARENSE ATENDIDAS PELO PAIC INTEGRAL" "resumo" => "Ao longo dos últimos quinze anos, o estado Ceará, através da Secretaria de Educação, no âmbito do Programa Aprendizagem na Idade Certa vem consolidando uma política de formação de leitores em todos os 184 municípios cearenses. O trabalho de planejamento e execução dessa política vem sendo realizado pelo Eixo de Literatura e Formação do Leitor. Este busca desenvolver um conjunto de saberes culturais, literários e sociais que possibilitem a fecundar competências que permitam ler o mundo de uma forma aprimorada e plural, contribuindo para a formação de sujeitos críticos, capazes de ler e interrogar a práxis. Para tanto, o Eixo promove formações para os professores voltadas para o ensino da leitura literária, criação e dinamização de acervos literários desde a educação infantil ao 9º ano do ensino fundamental. O foco do presente estudo é analisar a proposta pedagógica que o Eixo desenvolve para a educação infantil aos anos iniciais denominada Bib-baú. O estudo é de cunho teórico e tem por finalidade dialogar com a prática do professor, ampliando as possibilidades de trabalho com o texto literário em sala de aula. Nossa investigação está ancorada nos estudos sobre educação literária (AZEVEDO E BALÇA, 2016; LEAHY-DIOS, 2004; COLOMER, 2007; COSSON, 2014, 2016); Círculo de Cultura (FREIRE, 2004) e formação de leitores (COLOMER, 2003; SOARES, 2017; ZILBERMAN (2003) entre outros. Compreende-se que a proposta do Bib-baú é fortalecer a presença da literatura na escola pública cearense desde a mais tenra idade e promover a formação de leitores através de um trabalho planificado e organizado com o texto literário presente no dia a dia da sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID6163_TB296_03042023151807.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA FABIANA SKEFF DE PAULA MIRANDA" "autor_nome_curto" => "Fabiana Skeff" "autor_email" => "fabianaskeff@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 94861 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 296 "inscrito_id" => 7826 "titulo" => "A BIB-BAÚ COMO PRÁTICA DE LEITURA LITERÁRIA PARA CRIANÇAS DA ESCOLA PÚBLICA CEARENSE ATENDIDAS PELO PAIC INTEGRAL" "resumo" => "Ao longo dos últimos quinze anos, o estado Ceará, através da Secretaria de Educação, no âmbito do Programa Aprendizagem na Idade Certa vem consolidando uma política de formação de leitores em todos os 184 municípios cearenses. O trabalho de planejamento e execução dessa política vem sendo realizado pelo Eixo de Literatura e Formação do Leitor. Este busca desenvolver um conjunto de saberes culturais, literários e sociais que possibilitem a fecundar competências que permitam ler o mundo de uma forma aprimorada e plural, contribuindo para a formação de sujeitos críticos, capazes de ler e interrogar a práxis. Para tanto, o Eixo promove formações para os professores voltadas para o ensino da leitura literária, criação e dinamização de acervos literários desde a educação infantil ao 9º ano do ensino fundamental. O foco do presente estudo é analisar a proposta pedagógica que o Eixo desenvolve para a educação infantil aos anos iniciais denominada Bib-baú. O estudo é de cunho teórico e tem por finalidade dialogar com a prática do professor, ampliando as possibilidades de trabalho com o texto literário em sala de aula. Nossa investigação está ancorada nos estudos sobre educação literária (AZEVEDO E BALÇA, 2016; LEAHY-DIOS, 2004; COLOMER, 2007; COSSON, 2014, 2016); Círculo de Cultura (FREIRE, 2004) e formação de leitores (COLOMER, 2003; SOARES, 2017; ZILBERMAN (2003) entre outros. Compreende-se que a proposta do Bib-baú é fortalecer a presença da literatura na escola pública cearense desde a mais tenra idade e promover a formação de leitores através de um trabalho planificado e organizado com o texto literário presente no dia a dia da sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID6163_TB296_03042023151807.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA FABIANA SKEFF DE PAULA MIRANDA" "autor_nome_curto" => "Fabiana Skeff" "autor_email" => "fabianaskeff@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }