O presente trabalho trata da violência nas escolas do Brasil, situação essa que deixou o país em estado de alerta. Tem como principal objetivo compreender a violência manifestada nas ameaças às escolas brasileiras atualmente e a contribuição da pedagogia de Freire para reduzir esse problema. Constituíram o suporte essencial para compreender o problema, inclusive a possibilidade de minimização do mesmo, o pensamento de Charlot (2002) e de Freire (1987; 1992; 1996) bem como as notícias, especialmente de jornais a respeito do problema. Bernard Charlot ajuda significativamente do ponto de vista conceitual, pois trata do conceito da violência escolar e de suas múltiplas manifestações. Freire contribui para a redução do problema com sua proposição de educação dialógica fundada na decência e no diálogo esse que é fundamental e só existe em decorrência do amor aos homens e ao mundo. Uma educação capaz de entender que o ensino consiste em um ato criador e crítico. Concluímos que diante da escalada de casos de ataques em escolas no Brasil inteiro no início desse ano, é necessário olhar de forma mais reflexiva sobre a prática educativa no País, realizar um esforço no sentido de efetivação do desenvolvimento de uma escola capaz de atrair o estudante para o prazer do envolvimento com o conhecimento, assim como de propiciar e manter um ambiente educacional mais fraterno, uma vez que com isso colaboramos para a erradicação de movimentos que pregam a violação dos direitos dos sujeitos.