Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS ATAQUES ÀS ESCOLAS BRASILEIRAS E A NECESSIDADE DE DIÁLOGO E LIMITE NA FORMAÇÃO HUMANA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 04 - Fundamentos da Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96821
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2875
    "inscrito_id" => 9522
    "titulo" => "OS ATAQUES ÀS ESCOLAS BRASILEIRAS E A NECESSIDADE DE DIÁLOGO E LIMITE NA FORMAÇÃO HUMANA."
    "resumo" => "O presente trabalho trata da violência nas escolas do Brasil, situação essa que deixou o país em estado de alerta. Tem como principal objetivo compreender a violência manifestada nas ameaças às escolas brasileiras atualmente e a contribuição da pedagogia de Freire para reduzir esse problema. Constituíram o suporte essencial para compreender o problema, inclusive a possibilidade de minimização do mesmo, o pensamento de Charlot (2002) e de Freire (1987; 1992; 1996) bem como as notícias, especialmente de jornais a respeito do problema. Bernard Charlot ajuda significativamente do ponto de vista conceitual, pois trata do conceito da violência escolar e de suas múltiplas manifestações. Freire contribui para a redução do problema com sua proposição de educação dialógica fundada na decência e no diálogo esse que é fundamental e só existe em decorrência do amor aos homens e ao mundo. Uma educação capaz de entender que o ensino consiste em um ato criador e crítico. Concluímos que diante da escalada de casos de ataques em escolas no Brasil inteiro no início desse ano, é necessário olhar de forma mais reflexiva sobre a prática educativa no País, realizar um esforço no sentido de efetivação do desenvolvimento de uma escola capaz de atrair o estudante para o prazer do envolvimento com o conhecimento, assim como de propiciar e manter um ambiente educacional mais fraterno, uma vez que com isso colaboramos para a erradicação de movimentos que pregam a violação dos direitos dos sujeitos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9522_TB2875_19112023184213.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEOVANA DE NAZARÉ DE ABREU FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "GEOVANA"
    "autor_email" => "geovana.ferreira@iced.ufp"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96821
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2875
    "inscrito_id" => 9522
    "titulo" => "OS ATAQUES ÀS ESCOLAS BRASILEIRAS E A NECESSIDADE DE DIÁLOGO E LIMITE NA FORMAÇÃO HUMANA."
    "resumo" => "O presente trabalho trata da violência nas escolas do Brasil, situação essa que deixou o país em estado de alerta. Tem como principal objetivo compreender a violência manifestada nas ameaças às escolas brasileiras atualmente e a contribuição da pedagogia de Freire para reduzir esse problema. Constituíram o suporte essencial para compreender o problema, inclusive a possibilidade de minimização do mesmo, o pensamento de Charlot (2002) e de Freire (1987; 1992; 1996) bem como as notícias, especialmente de jornais a respeito do problema. Bernard Charlot ajuda significativamente do ponto de vista conceitual, pois trata do conceito da violência escolar e de suas múltiplas manifestações. Freire contribui para a redução do problema com sua proposição de educação dialógica fundada na decência e no diálogo esse que é fundamental e só existe em decorrência do amor aos homens e ao mundo. Uma educação capaz de entender que o ensino consiste em um ato criador e crítico. Concluímos que diante da escalada de casos de ataques em escolas no Brasil inteiro no início desse ano, é necessário olhar de forma mais reflexiva sobre a prática educativa no País, realizar um esforço no sentido de efetivação do desenvolvimento de uma escola capaz de atrair o estudante para o prazer do envolvimento com o conhecimento, assim como de propiciar e manter um ambiente educacional mais fraterno, uma vez que com isso colaboramos para a erradicação de movimentos que pregam a violação dos direitos dos sujeitos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9522_TB2875_19112023184213.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEOVANA DE NAZARÉ DE ABREU FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "GEOVANA"
    "autor_email" => "geovana.ferreira@iced.ufp"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente trabalho trata da violência nas escolas do Brasil, situação essa que deixou o país em estado de alerta. Tem como principal objetivo compreender a violência manifestada nas ameaças às escolas brasileiras atualmente e a contribuição da pedagogia de Freire para reduzir esse problema. Constituíram o suporte essencial para compreender o problema, inclusive a possibilidade de minimização do mesmo, o pensamento de Charlot (2002) e de Freire (1987; 1992; 1996) bem como as notícias, especialmente de jornais a respeito do problema. Bernard Charlot ajuda significativamente do ponto de vista conceitual, pois trata do conceito da violência escolar e de suas múltiplas manifestações. Freire contribui para a redução do problema com sua proposição de educação dialógica fundada na decência e no diálogo esse que é fundamental e só existe em decorrência do amor aos homens e ao mundo. Uma educação capaz de entender que o ensino consiste em um ato criador e crítico. Concluímos que diante da escalada de casos de ataques em escolas no Brasil inteiro no início desse ano, é necessário olhar de forma mais reflexiva sobre a prática educativa no País, realizar um esforço no sentido de efetivação do desenvolvimento de uma escola capaz de atrair o estudante para o prazer do envolvimento com o conhecimento, assim como de propiciar e manter um ambiente educacional mais fraterno, uma vez que com isso colaboramos para a erradicação de movimentos que pregam a violação dos direitos dos sujeitos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.