O presente estudo aborda a Educação Emocional como meio para a aprendizagem significativa, podendo ser auxílio primordial para adquirir conhecimento e facilitar a construção do conhecimento dos estudantes. O interesse de pesquisa sobre o referido tema surgiu a partir da realização dos estágios, onde foi possível observar que a maioria dos discentes não passava das etapas evolutivas de aprendizagem, por passar por conflitos internos, e por obter interferência do meio, seja ele familiar ou fora do ciclo padronizado. Uma das inquietações era saber como a educação emocional poderia ajudar no processo de ensino aprendizagem e a outra era como preparar e orientar os docentes para se tornarem inteligentes emocionalmente. O objetivo deste trabalho é verificar os estudos relacionados com o trabalho de Educação Emocional no auxílio das dificuldades de aprendizagem desenvolvidos pelos programas de mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco e a Universidade de Pernambuco. A pesquisa é de cunho quanti-qualitativo de abordagem documental, na qual foi realizado um levantamento de estudos através do estado da arte, a análise e contribuições sobre a Educação Emocional. Os resultados demonstraram que ainda são poucos estudos voltados nesta área uma vez que de 414 trabalhos apenas 5 estavam voltados para a temática central desta pesquisa