LER, JOGAR, MULTIPLICAR E APRENDER: (RE)SIGNIFICANDO OS CONCEITOS DE MULTIPLICAÇÃO COM APORTE NA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95852 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1582 "inscrito_id" => 11952 "titulo" => "LER, JOGAR, MULTIPLICAR E APRENDER: (RE)SIGNIFICANDO OS CONCEITOS DE MULTIPLICAÇÃO COM APORTE NA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS" "resumo" => "A multiplicação, geralmente, é associada apenas ao conceito de soma de parcelas iguais, sendo priorizados a memorização da tabuada e a utilização do algoritmo. Vislumbrando ampliar esta compressão, desenvolvemos no projeto “Matemática é Show”, o minicurso “(Re)significando os conceitos de multiplicação: para além da soma de parcelas iguais”. Assim, objetivamos apresentar as potencialidades didáticas da utilização de um paradidático e de um jogo para (re)significar o conceito de multiplicação. Para isso, trabalhamos com os conceitos de multiplicação com aporte na Teoria dos Campos Conceituais(TCC) e com a perspectiva do letramento matemático e da ludicidade. Tivemos como embasamento teórico: Gitirana et al. (2014), Luvison (2018), Soares (2020), Vergnaud (1996), dentre outros. No minicurso, aplicamos um questionário para identificarmos as concepções iniciais dos participantes sobre a multiplicação, dialogamos sobre os conceitos desta operação a partir da TCC, aplicamos dois jogos on-lines e lemos, analisamos e refletimos sobre o paradidático “Onde estão as multiplicações” da Ramos (2012). A análise destas atividades revelou que foram ações assertivas para ampliar e/ou (re)significar o conceito construído sobre a multiplicação, para além de estimular e evidenciar de forma prazerosa e prática o potencial de se trabalhar com diferentes metodologias, em especial, com a leitura e Matemática. Destacamos que os participantes se sentiram empolgados e engajados na realização das atividades solicitadas e explicitaram ter sanado as dúvidas conceituais, compreendendo que na multiplicação existem outros conceitos, a saber: configuração retangular, comparação e a combinação. Portanto, podemos inferir a partir da participação nas atividades, dos comentários e da avaliação dos envolvidos que o minicurso cumpriu com o seu objetivo, possibilitando-os compreenderem a importância de não reduzirmos conceitualmente a multiplicação e desenvolverem diferentes estratégias didáticas em sala de aula, para que esta possa ser um espaço de construção do conhecimento de maneira prazerosa atrelada ao letramento matemático e a ludicidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID11952_TB1582_03052023210637.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELA BATISTA SANTOS" "autor_nome_curto" => "DANIELA BATISTA" "autor_email" => "dansantosd@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95852 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1582 "inscrito_id" => 11952 "titulo" => "LER, JOGAR, MULTIPLICAR E APRENDER: (RE)SIGNIFICANDO OS CONCEITOS DE MULTIPLICAÇÃO COM APORTE NA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS" "resumo" => "A multiplicação, geralmente, é associada apenas ao conceito de soma de parcelas iguais, sendo priorizados a memorização da tabuada e a utilização do algoritmo. Vislumbrando ampliar esta compressão, desenvolvemos no projeto “Matemática é Show”, o minicurso “(Re)significando os conceitos de multiplicação: para além da soma de parcelas iguais”. Assim, objetivamos apresentar as potencialidades didáticas da utilização de um paradidático e de um jogo para (re)significar o conceito de multiplicação. Para isso, trabalhamos com os conceitos de multiplicação com aporte na Teoria dos Campos Conceituais(TCC) e com a perspectiva do letramento matemático e da ludicidade. Tivemos como embasamento teórico: Gitirana et al. (2014), Luvison (2018), Soares (2020), Vergnaud (1996), dentre outros. No minicurso, aplicamos um questionário para identificarmos as concepções iniciais dos participantes sobre a multiplicação, dialogamos sobre os conceitos desta operação a partir da TCC, aplicamos dois jogos on-lines e lemos, analisamos e refletimos sobre o paradidático “Onde estão as multiplicações” da Ramos (2012). A análise destas atividades revelou que foram ações assertivas para ampliar e/ou (re)significar o conceito construído sobre a multiplicação, para além de estimular e evidenciar de forma prazerosa e prática o potencial de se trabalhar com diferentes metodologias, em especial, com a leitura e Matemática. Destacamos que os participantes se sentiram empolgados e engajados na realização das atividades solicitadas e explicitaram ter sanado as dúvidas conceituais, compreendendo que na multiplicação existem outros conceitos, a saber: configuração retangular, comparação e a combinação. Portanto, podemos inferir a partir da participação nas atividades, dos comentários e da avaliação dos envolvidos que o minicurso cumpriu com o seu objetivo, possibilitando-os compreenderem a importância de não reduzirmos conceitualmente a multiplicação e desenvolverem diferentes estratégias didáticas em sala de aula, para que esta possa ser um espaço de construção do conhecimento de maneira prazerosa atrelada ao letramento matemático e a ludicidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID11952_TB1582_03052023210637.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELA BATISTA SANTOS" "autor_nome_curto" => "DANIELA BATISTA" "autor_email" => "dansantosd@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }