A multiplicação, geralmente, é associada apenas ao conceito de soma de parcelas iguais, sendo priorizados a memorização da tabuada e a utilização do algoritmo. Vislumbrando ampliar esta compressão, desenvolvemos no projeto “Matemática é Show”, o minicurso “(Re)significando os conceitos de multiplicação: para além da soma de parcelas iguais”. Assim, objetivamos apresentar as potencialidades didáticas da utilização de um paradidático e de um jogo para (re)significar o conceito de multiplicação. Para isso, trabalhamos com os conceitos de multiplicação com aporte na Teoria dos Campos Conceituais(TCC) e com a perspectiva do letramento matemático e da ludicidade. Tivemos como embasamento teórico: Gitirana et al. (2014), Luvison (2018), Soares (2020), Vergnaud (1996), dentre outros. No minicurso, aplicamos um questionário para identificarmos as concepções iniciais dos participantes sobre a multiplicação, dialogamos sobre os conceitos desta operação a partir da TCC, aplicamos dois jogos on-lines e lemos, analisamos e refletimos sobre o paradidático “Onde estão as multiplicações” da Ramos (2012). A análise destas atividades revelou que foram ações assertivas para ampliar e/ou (re)significar o conceito construído sobre a multiplicação, para além de estimular e evidenciar de forma prazerosa e prática o potencial de se trabalhar com diferentes metodologias, em especial, com a leitura e Matemática. Destacamos que os participantes se sentiram empolgados e engajados na realização das atividades solicitadas e explicitaram ter sanado as dúvidas conceituais, compreendendo que na multiplicação existem outros conceitos, a saber: configuração retangular, comparação e a combinação. Portanto, podemos inferir a partir da participação nas atividades, dos comentários e da avaliação dos envolvidos que o minicurso cumpriu com o seu objetivo, possibilitando-os compreenderem a importância de não reduzirmos conceitualmente a multiplicação e desenvolverem diferentes estratégias didáticas em sala de aula, para que esta possa ser um espaço de construção do conhecimento de maneira prazerosa atrelada ao letramento matemático e a ludicidade.