Durante muitos anos o ensino de ciências e biologia esteve voltado para a memorização e o tradicionalismo, dessa maneira, muitos alunos se sentiam desmotivados para aprender, pois além de seus conhecimentos não serem valorizados, não eram utilizados diferentes recursos e metodologias para a implementação das aulas. Nos dias de hoje, existem diversos recursos pedagógicos que podem tornar as aulas mais atrativas, e que despertam o interesse do estudante pelo conteúdo abordado em sala de aula, construindo conhecimentos. Dentre esses recursos destacamos os jogos didáticos, pois o jogo oferece o estímulo e o ambiente propício, que favorecem o desenvolvimento espontâneo e criativo dos alunos e permite ao professor ampliar seu conhecimento de técnicas ativas de ensino, desenvolver capacidades pessoais e profissionais para estimular nos alunos a capacidade de comunicação e expressão, mostrando-lhes uma nova maneira, lúdica, prazerosa e participativa de relacionar-se com o conteúdo escolar, levando a uma maior apropriação dos conhecimentos envolvidos. Diante de tais fatos o objetivo do trabalho foi compreender de que forma a confecção e utilização de jogos didáticos no Ensino de Biologia facilita o processo de aprendizagem dos estudantes de Ensino Médio de um Centro Socioeducativo. Os resultados foram o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos através da confecção e utilização dos jogos, aprofundamento e retenção de conhecimento dos conteúdos abordados em sala de aula.