Este trabalho tem como objetivo apresentar os brinquedos de materiais reutilizados nas práticas educativas ambientais da sala de aula e os resultados da interação das crianças com brinquedos confeccionados em sala de aula junto com elas. Tendo como embasamento teórico Vygotsky (1991) com a importância do brincar, e Neto (2003) com os tipos de jogos; dentre os quatros, o de construção. Ademais, a tipologia dos brinquedos; estruturado, não estruturado e reaproveitados. Dessa forma, partindo desta analise teórica, será exposto a confecção de brinquedos com materiais reaproveitados para fins pedagógicos da educação ambiental no ensino infantil, além das brincadeiras que podem ser desenvolvidas no ambiente escolar que proporcione um contato maior entre as crianças e o processo de elaboração das atividades, buscando desenvolver a relação entre o brincar e a consciência ambiental nas crianças durante a recreação. Apresentando também a experiência em sala de aula com os alunos que participaram da atividade e os resultados obtidos a partir dessa prática, buscando compreender a efetividade de um ensino dinâmico para o aprendizado das crianças em questão da conscientização da educação ambiental, a reutilização de recursos que podem ser obtidos no dia a dia e a prática do brincar no processo de aprendizagem.