Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO DE MATEMÁTICA NA UFPB/CAMPUS IV

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A Política Nacional de Educação Ambiental foi instituída pela Lei 9.795/1999 e estabeleceu a educação ambiental como um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal, sendo trabalhada de forma transversal e transdisciplinar. A partir desta perspectiva, o presente trabalho teve como objetivo refletir a respeito da formação docente no Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Paraíba - Campus IV, na sua relação com a Educação Ambiental e os temas ambientais. Desse modo, buscamos responder as seguintes questões: (i) Qual(is) a(s) percepção(ões) para as questões ambientais de discentes do Curso de Licenciatura em Matemática do Campus IV que estão nos períodos finais do curso? e (ii) Quais abordagens práticas para o tema transversal Meio Ambiente percebidas por esses sujeitos para Educação Matemática? Para responder a tais problemáticas da pesquisa foi utilizada uma abordagem qualitativa, sendo feita uma pesquisa exploratória, através da aplicação de questionário com dez discentes que estavam nos períodos finais do Curso de Matemática. Os principais resultados obtidos indicam que existe lacuna na formação de professores de Matemática em relação ao tema transversal Meio Ambiente. Percebemos ainda que os discentes do referido curso são cientes de seu papel como formadores de cidadãos conscientes para com as questões ambientais, no entanto, não conseguem vislumbrar tais questões de forma mais concreta em sala de aula. Assim, a partir do contexto em que esse trabalho foi realizado, consideramos que a formação docente - inicial, em Matemática, demanda a urgente presença de discussões que contemplem a temática transversal Meio Ambiente, o que pode ser proporcionado por meio de ações formativas que considerem os processos de aprendizagens proporcionados pela Educação Ambiental.

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